De acordo com pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), o brasileiro paga, em média, R$ 440,00 na mensalidade do plano de saúde. A grande maioria da população não consegue assumir o custo, por isso, novos modelos de negócios em relação à saúde estão aparecendo, como as clínicas médicas populares. O modelo de negócio ganhou espaço com a crise que se instalou no Brasil e tornou-se opção para quem busca alternativas na hora de consultar um médico.
A busca dos pacientes por médicos normalmente é feita por indicação de conhecidos ou, cada vez mais, pela na Internet. O termo “saúde” tem sido um dos temas mais frequentes de pesquisa nos buscadores.
Uma vez que a maioria dos cliques ocorrem dentro das 3 primeiras páginas dos buscadores, se o website da clínica ou consultório não estiver bem posicionado, provavelmente serão remotas as chances de ser encontrada pelos potenciais pacientes.
Para marcar a sua presença online e, consequentemente, gerar mais ligações e consultas, a Dediq, clínica médica popular de consultas e exames, passou a investir em marketing digital em agosto de 2017. A clínica buscou no mercado uma tecnologia que a auxiliasse a marcar presença na web, por meio de campanhas digitais, de forma assertiva e pouco dispendiosa.
A empresa contratou as soluções da ReachLocal para a gestão de suas campanhas de marketing digital e passou a investir em Google Adwords e Facebook Lead Ads e por meio do ReachEdge, plataforma de gestão de leads, foi possível identificar qual estratégia entregava melhores resultados, além de possibilitar o gerenciamento das ligações de novos pacientes.
“Achamos muito importante sermos lembrados e procurados como a primeira opção em saúde na nossa região. Após inúmeras tentativas de marketing off line, observamos que a eficácia desse tipo de ação não trazia o resultado esperado pela gestão da clínica e direcionamos 100% da nossa verba de marketing para ações online. Esse tipo de ação acaba fazendo um reforço de marca e tornando a Dediq cada vez mais posicionada”, afirma o mastologista Daniel Gallo, da Clínica Dediq.
Como resultado, as campanhas de marketing digital geraram 6.481 novos leads. “Hoje a Dediq faz uma média de 6.500 atendimentos por mês, girando cerca de 2000 a 2500 pacientes na clínica. Se observarmos comparativamente esses números, após a decisão de investimento pleno em marketing online, houve um acréscimo de 20% de volume e fidelidade desses públicos”, explica Gallo.
Em 5 anos, a ReachLocal atendeu 784 clientes do setor de saúde e elaborou mais de 2.100 campanhas de marketing digital.