A BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo aderiu ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo. Essa adesão representa um compromisso com os direitos humanos e valores éticos, além de permitir colaborações e oportunidades de aprendizado com organizações alinhadas às melhores práticas institucionais.
Um dos objetivos também é alinhar a atuação das instituições ao redor do mundo aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que são metas globais para um futuro mais sustentável a serem cumpridas até 2030. “Nossa participação no Pacto Global não é apenas uma assinatura em um documento, mas um compromisso sólido de agir de forma responsável, de buscar a inovação e de contribuir para um impacto positivo em nossa sociedade. Estamos comprometidos em desenvolver mais práticas institucionais exemplares, em aprender com organizações que compartilham de nossa visão e em trabalhar de mãos dadas com todos os nossos parceiros para construir um sistema de saúde mais inclusivo e sustentável”, conta Maria Alice Rocha, diretora executiva de Pessoas, Experiência do Cliente, Marketing, Sustentabilidade e Impacto Social da instituição.
A parceria com o programa da ONU também pode aumentar a atratividade da empresa para talentos qualificados, que geralmente procuram trabalhar em locais com princípios de responsabilidade socioambiental. “Em um mercado cada vez mais consciente, o foco em ESG é fundamental para garantir a perenidade da instituição”, completa.
O Pacto Global visa alinhar as empresas com os valores e objetivos mais amplos das Nações Unidas, incluindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) citado anteriormente e que são metas que a BP também indicou em seu Relatório Anual 2022 como cruciais para a construção de um futuro mais ecológico. “Estamos apostando no crescimento sustentável e planejando iniciativas de recursos renováveis incorporadas em nossa rotina, transformando a cultura corporativa, as políticas internas e as práticas de negócios”, diz Maria Alice.
A rede da ONU foi estabelecida no Brasil em 2003 e hoje é a terceira maior seção local, com mais de 1,5 mil membros. Dos dez princípios universais do Pacto, três estão relacionados a meio ambiente, incentivando a adoção de tecnologias ambientalmente amigáveis. Os demais princípios visam identificar e mitigar riscos relacionados a direitos humanos, trabalho e corrupção, para evitar problemas legais e preservar a reputação.