Doctoralia finaliza 2023 com mais de 26 milhões de usuários únicos por mês

A Doctoralia, plataforma líder em agendamento de consultas, acaba de realizar uma pesquisa sobre o Perfil do Paciente Digital. Para se ter uma ideia, apenas no Brasil, o marketplace da Doctoralia chegou a alcançar mais de 26 milhões de usuários únicos por mês, somente em 2023. Levando em conta os dados do Censo 2022, divulgado recentemente pelo IBGE, que mostra que a população brasileira chegou a 203,6 milhões, a Doctoralia está no dia a dia de mais de 12% dos habitantes, ou seja, uma a cada oito pessoas tem acesso ao portal para escolher seu profissional de saúde ou clínica e fazer o agendamento online de consultas.

Esse cenário é reflexo de uma população cada vez mais digitalizada e em busca de boas experiências. De acordo com dados do Data Reportal Digital 2023, há 181,8 milhões de usuários de internet no Brasil, o que equivale a 84% da população. Em janeiro deste ano, havia um total de 221 milhões de conexões móveis celulares ativas, valor equivalente a 102,4% da população total. 70,6% tem contas em redes sociais, ou seja, são mais de 150 milhões de contas ativas no país. Com relação ao tempo gasto na internet, o Global Overview Report mostrou que o brasileiro passa 9h32min por dia conectado à internet, ficando em segundo lugar no ranking, atrás apenas da África do Sul, com 9h38min.

De acordo com Cadu Lopes, CEO da Doctoralia Brasil, Peru, Chile e da Feegow Clinic, o comportamento do consumidor mudou e o setor de saúde precisa estar pronto para atender às demandas do paciente digital. “É fato que estamos vivendo em um mercado ainda mais volátil, dinâmico e hipercompetitivo, e essa transformação acelerou e muito a mudança no comportamento do paciente. Hoje eles buscam por conforto e qualidade, estão mais atentos às informações dos profissionais e por essa razão, pesquisam, entram nas redes sociais dos médicos, leem as avaliações e procuram se informar o tempo todo. Por isso, ressalto uma premissa super importante – é preciso olhar para a experiência do paciente, porque no final das contas é ele que irá avaliar seu atendimento e quem teve boa experiência, fideliza e recomenda”, explica Cadu.

A pesquisa sobre o Perfil do Paciente Digital realizada pela Doctoralia aponta que,  entre os períodos de 2018 a 2023, a faixa etária predominante entre os usuários sempre foi de 25 a 34 anos, sendo 38% em 2018 e 26,1% em 2023. Porém, houve um aumento no número de usuários mais jovens entre 18 a 24 anos, sendo 11% em 2018 e 22,5% em 2023. Outro índice que chamou atenção foi o crescimento de pessoas da melhor idade, conhecido como os 65+, passando de 3% em 2018 para 6,1% em 2023. Essa última informação em específico mostra uma maior digitalização e mudança no comportamento desse público, devido à transformação digital impulsionada pela pandemia de Covid-19.

Quando ressaltam a Telemedicina em números, desde que a Doctoralia começou a fornecer gratuitamente o serviço à rede pública de saúde durante a pandemia, logo após a autorização dos órgãos responsáveis em março de 2020, a healthtech soma mais de 3 milhões de consultas online, o que representa 11,19% de todos os agendamentos da plataforma em três anos. Entre as especialidades mais buscadas estão as de saúde mental, psicologia e psiquiatria, que totalizam 65% dos agendamentos na plataforma.

“Esse levantamento traz dados importantes para que possamos entender, de fato, qual é o perfil do paciente digital atualmente. Todos buscam por uma experiência em saúde mais eficiente, inteligente e humana, e isso inclui desfecho clínico, tipo de atendimento recebido, empatia, compaixão e cuidado centrado no paciente”, conclui Cadu Lopes.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina