De acordo com uma pesquisa recente da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), realizada com dirigentes de hospitais associados, mais de 69% dos entrevistados afirmaram que a telemedicina tem ajudado sua instituição a sair da crise causada pela pandemia.
Ainda, para 78% deles, ferramentas de Tecnologia da Informação têm alterado de forma positiva o desempenho dos hospitais durante a pandemia, como a otimização no processo de tomada de decisões e no uso da telemedicina.
Dados como esses retratam o cenário em que se encontra a área da saúde, que precisou acelerar sua transformação digital durante a pandemia.
A Axway tem direcionado sua estratégia de negócios para ampliar o atendimento a esse setor, que demanda soluções imediatas e seguras, capazes de suportar um alto e complexo volume de dados
Assim como tem acontecido no mercado financeiro, a empresa analisa que as rápidas mudanças que envolvem o sistema de saúde resultarão em um “Open Healthcare”, com a integração de sistemas permitindo a troca de dados de forma totalmente digital, segura e ágil.
Será possível ainda oferecer uma melhor experiência para todos que fazem parte dessa cadeia, como hospitais, farmácias, empresas de insumos, médicos, pacientes, entre outros.
“É essencial, principalmente com a LGPD em vigor e a aceleração do uso da telemedicina, que a área da saúde tenha interoperabilidade, rastreabilidade e auditoria, para que o alto volume de dados seja manejado, interpretado e usado com segurança e de forma efetiva nas tomadas de decisão”, explica Carlos Bronson, diretor de Negócios na Axway para a América Latina.
Para atender esse mercado repleto de desafios, a plataforma AMPLIFY™ atende às principais necessidades do setor como a colaboração clínica entre organizações por meio da transferência criptografada e auditável de dados e documentos; maior flexibilidade de acesso seguro às informações de saúde pelos pacientes e parceiros, com a oferta de novos canais digitais; bem como o compartilhamento mais amplo de dados, por meio do uso de APIs, essenciais na jornada digital.
A plataforma de integração híbrida AMPLIFY da Axway oferece diversos padrões de integração, como APIs HL7 FHIR, eventos, troca de arquivos segura, transformação dos mais diversos formatos, entre outros, para a implantação de uma interoperabilidade segura, confiável e ágil entre todo o ecossistema da área de saúde, Healthcare e Life Sciences.
Case OneHealthPort
A OneHealthPort, empresa norte-americana, oferece às organizações de saúde uma maneira segura e econômica de compartilhar informações e fluxo de trabalho padronizados com seus parceiros comerciais.
Para escalar e aprimorar esse sistema, a empresa se uniu à Amazon Web Services (AWS) e à Axway, para criar o Health Information Exchange (HIE), um hub que suporta mais de 50 milhões de transações em diferentes formatos.
Com o uso da AMPLIFY da Axway, por meio dos servidores da AWS, foi possível ampliar os recursos disponíveis, simplificar as burocracias administrativas, melhorar a qualidade dos dados por meio de padronização, acelerar processos de reembolso, obter melhor monitoramento de medicamentos prescritos e relatórios de trabalho, além de reforçar o monitoramento e cobertura de saúde.