Mapa HDS lança ferramenta para identificar, monitorar e gerenciar a saúde emocional dos trabalhadores

Imagem gerada por IA - adobe firefly

A fim de transformar a maneira como as organizações identificam, monitoram e gerenciam os fatores psicossociais dos trabalhadores, a Mapa HDS, especialista na avaliação, diagnóstico e monitoramento de aspectos psicológicos e psicossociais no ambiente de trabalho, anuncia o lançamento do Gerenciador de Riscos Psicossociais. Atendendo às exigências da NR-01 e da LGPD, o produto é um recurso a mais dentro do Inventário Psicossocial oferecido pela empresa.

Com uma interface intuitiva e com foco em dados assertivos, a ferramenta é essencial para empresas que priorizam a segurança e o bem-estar de seus trabalhadores. Isso porque ela permite avaliar fatores psicossociais do indivíduo, organizacionais e sociais, com dados concretos que facilitam a tomada de decisão estratégica. Além disso, a solução classifica os riscos em níveis (baixo, médio, alto) organizados por períodos, setores ou cargos, promovendo uma visão clara de onde estão os pontos de atenção.

De acordo com Luciano de Paula, CEO da Mapa HDS, o Gerenciador de Riscos Psicossociais chega ao mercado em um momento estratégico, com as atualizações da NR-01 entrando em vigor. “As empresas precisam se adequar de uma forma rápida para maio de 2025 ter essa caracterização dos aspectos psicossociais. Assim, a ferramenta foi projetada para organizações de todos os tamanhos que desejam um gerenciamento estratégico e operacional. Além disso, ela não assegura apenas a conformidade com a lei, mas também promove intervenções preventivas e eficazes, colaborando na criação de ambientes de trabalho mais seguros e humanos”, declara.

Outro diferencial é que o sistema atua com alertas personalizados, e as empresas podem identificar colaboradores e equipes que necessitam de suporte imediato. Além disso, ela oferece uma visualização estratégica, pois a plataforma disponibiliza gráficos como mapas de calor e ranqueamentos por cargos e setores, fornecendo insights claros sobre a eficácia das ações implementadas. “Trata-se de uma tecnologia que oferece acompanhamento por perfis demográficos e individuais por meio de relatórios detalhados e gráficos que documentam o progresso ao longo do tempo. Ela alinha as áreas de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Recursos Humanos, fortalecendo uma gestão integrada”, finaliza o executivo.

Related posts

Acionistas pressionam UnitedHealth para rever práticas de assistência médica

GSK lança edital para apoiar projetos de associações de pacientes em 2025

Farmarcas projeta abrir 144 novas farmácias em 2025