A EqSeed, plataforma principal de investimento em startups do país, anuncia a abertura de uma rodada de captação de R$ 600 mil destinada à Jornada Mima, healthtech voltada à alimentação saudável para a primeira infância.
Criada por Paula Cunha e Luciana Melhorim em junho de 2021, duas profissionais do setor de tecnologia unidas pela visão empreendedora e pela experiência pessoal de maternidade, a Jornada Mima tem se destacado por oferecer um serviço de assinatura de refeições que entrega diretamente nas casas dos clientes opções de almoço e jantar saudáveis, variadas e práticas para os pequenos.
Desde então, o negócio, – tendo o digital como seu principal canal por meio do e-commerce próprio – vem acumulando resultados impressionantes e recentemente começou a expansão para o varejo offline e escolas. Após atender mais de 3.000 famílias, a startup alcançou um faturamento superior a R$ 1,2 milhão em 2023, triplicando seu faturamento em relação ao ano anterior ao mesmo tempo em reduziu em 43% o custo de Aquisição de Clientes (CAC). De acordo com a empresa, 50% dessa receita é recorrente, oriunda dos planos de assinatura e 30% dos novos clientes vêm de indicação de famílias já atendidas.
A oportunidade visualizada pela dupla de sócias foi perceber que os grandes players desse mercado, antes dominantes, ainda trabalham com produtos desatualizados e não mais recomendados por médicos. Por outro lado, também foi identificado que uma leva de pequenos players vêm surgindo a partir de uma tendência mundial de busca por uma alimentação mais nutritiva. O resultado é um mercado nacional ainda pulverizado e sem uma marca forte. Nesse contexto, a Jornada Mima se posiciona como a marca pioneira em alimentação saudável para bebês e crianças no Brasil.
“Os pais têm a segurança de que a refeição é nutricionalmente completa e variada, com mais de 100 alimentos diferentes, priorizando alimentos orgânicos — e tudo isso de forma prática, ficando pronta em apenas 3 minutos. Utilizamos a tecnologia de ultracongelamento que preserva os nutrientes, sabor e textura dos alimentos. Nossas refeições acompanham todo o desenvolvimento da criança, e são adaptadas para o consumo desde os 6 meses até os 6 anos de idade”, afirma Paula Cunha, CEO e cofundadora da Jornada Mima.
Após o início das operações com a inclusão da linha de produtos em quatro lojas premium no Rio de Janeiro e o atendimento a uma escola, a Jornada Mima se prepara para expandir o negócio. Dentre os planos estão expandir a atuação nos canais B2B, sejam eles varejo, escolas e o desenvolvimento de mais duas novas linhas de produto.
Segundo a CEO, “Este investimento, dentre outros objetivos, nos permitirá escalar nossas operações de forma mais rápida e eficiente, expandir nossa gama de produtos e, mais importante, reforçar nosso compromisso com uma alimentação infantil saudável e prática. Estamos animadas em levar a Jornada Mima para mais famílias brasileiras, oferecendo uma solução que atende à realidade de pais e mães modernos”, acrescenta.
Para Igor Monteiro, diretor de investimentos da EqSeed, uma das principais razões para a relevância do modelo de negócios da Jornada Mima reside na praticidade que a linha de produtos entrega, sem abrir mão de serem alimentos saudáveis, algo indispensável para mães e pais que se dividem entre as obrigações de trabalho e a criação dos filhos.
“A força da proposta da Jornada Mima está na solução entregue pela empresa a uma demanda direta de mães e pais da nossa sociedade atual. É latente tanto a busca por soluções que realmente facilitem a vida das pessoas quanto por alimentos que não só entreguem facilidade, mas também saúde, algo nutritivo. E isso se torna ainda mais inegociável quando se trata de filhos”, afirma Monteiro.
Em termos globais, o mercado de alimentação infantil já está maduro e projeta um faturamento anual em torno de US$ 99 BI até 2028. O Brasil já demonstra enorme potencial de expansão, e vem crescendo 4,5% ao ano, projetando atingir R$ 18 bilhões anualmente até 2027.