quinta-feira, março 28, 2024
Home News A.C Camargo Cancer Center conta com novo acelerador linear para radioterapia

A.C Camargo Cancer Center conta com novo acelerador linear para radioterapia

por Redação
0 comentário

Os pacientes que necessitam de radioterapia do A.C.Camargo Cancer Center logo poderão contar com novo equipamento de última geração, que passa a integrar o mais completo parque tecnológico do País para o tratamento do câncer. O novo Acelerador Linear (AL) Elekta Versa HD tem a capacidade de aumentar a velocidade e a eficácia dos procedimentos. Entre as novidades, aliadas à expertise e ao treinamento dos radioncologistas e físicos médicos, permite que tudo se torne cada vez mais rápido e seguro. “É mais uma tecnologia de ponta para o conceito de Cancer Center, que segue disponibilizando tratamentos integrados, multidisciplinares, especializados e com as melhores práticas e tecnologias disponíveis”, esclarece a Dra. Raquel Bussolotti, diretora de operações do hospital.

No novo Acelerador Linear, por meio de técnicas modernas de imagens em alta definição, é possível, entregar maiores doses de radiação para o tumor minimizando as doses recebidas pelos tecidos circundantes normais, diminuindo os efeitos colaterais. “O tamanho reduzido de lâminas virtuais permite também o tratamento de múltiplos alvos simultaneamente”, explica o Dr. Antônio Cassio Pellizzon, head do Departamento de Radioterapia do A.C.Camargo Cancer. Há, ainda, com o uso de técnicas de hipofracionamento, a possibilidade de redução de até 80% no número de sessões e no tempo de tratamento, com a segurança da radioterapia guiada por imagem 4D (IGRT).

Para casos dos tumores de mama, pulmão e fígado, o Acelerador Linear (AL) Elekta Versa HD conta com o Sistema- ABC – Air Breath Control ou Active Breathing Coordinator – por meio de paradas respiratórias voluntárias e controladas pelo paciente, o feixe de radiação é liberado em momentos pré-coordenados, eliminando o risco de irradiação de estruturas nobres, como por exemplo a artéria coronária descendente anterior, no caso de irradiação de mamas do lado esquerdo.

Ainda nos tratamentos cirúrgicos em mama, o A.C. Camargo Cancer Center conta com o equipamento IntraBeam, indicado, principalmente para pacientes diagnosticadas em fases iniciais da doença (estágios clínicos I e IIA) e com idade superior a 50 anos, onde o tratamento é realizado ainda no centro cirúrgico logo após a retirada do tumor, eliminando ou reduzindo possíveis efeitos colaterais associados ao método convencional de radioterapia, como vermelhidão, sensibilidade ou alteração na cor da pele, além de possível fadiga, fibrose do tecido da mama ou atraso na cicatrização de ferida.

Tecnologia Lattice

Outra inovação trazida pelo novo Acelerador Linear é a realização de formas rápida e segura da Tecnologia Lattice, algo que o A.C.Camargo Cancer Center é único e pioneiro na América Latina. Com a Lattice é possível fornecer, com precisão, altas doses não homogêneas de irradiação para diferentes áreas do volume tumoral. Com isso, ocorrem reações no local da aplicação com redução do volume da doença, além de estímulos imunológicos. A irradiação modifica o ambiente imunossupressor do tumor, ou seja, diminui a produção de hormônios e produtos químicos secretados pelos tumores, melhorando e potencializando os efeitos do tratamento.

A radioterapia em alta dose focal da Tecnologia Lattice também reduz a quantidade de vasos que alimentam o tumor e facilita a entrada de linfócitos – células de defesa – além de ativar os que já estão na lesão e o reconheçam como ‘não eram para estar ali’. A tecnologia pode induzir a regulação de genes de outras células de defesa (os macrófagos) aumentando a imunidade do paciente, podendo levar à redução ou ao controle de lesões (metástases) que não receberam a irradiação de forma direta, o que é chamado de efeito abscopal.

Inteligência artificial

A agilidade no diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos sempre foi prioridade no A.C.Camargo Cancer Center. Com a pandemia do novo coronavírus, a tecnologia virou ainda mais aliada no processo. Em outubro de 2020 foi implantado o monitoramento remoto para os pacientes da imunoterapia (tratamento que estimula o organismo a identificar as células cancerosas e atacá-las com medicamentos que modificam a resposta imunológica). Por meio de aplicativo, os pacientes contam com canal de comunicação rápido com a Instituição. Segundo Victor Akira Sato, supervisor de inovação do hospital, o próximo passo é expandir o monitoramento remoto para pacientes em tratamentos com quimioterapia, radioterapia e em período pré e pós-cirúrgico.

Também no ano passado, o A.C.Camargo Cancer Center foi a primeira instituição de saúde no Brasil a firmar parceria com a startup de inteligência artificial LAURA para oferecer triagem virtual que esclarece dúvidas sobre os sintoma  s correspondentes à Covid-19 em pessoas com câncer e indica se é necessário o deslocamento até a emergência. Ao acessar a assistente de PA (pronto-atendimento) digital – no portal www.accamargo.org.br – o paciente responde a uma série de perguntas relacionadas aos seus sintomas. Com interações e orientações feitas pela ferramenta, foi evitado que 49% de todos os pacientes fossem ao pronto-socorro do hospital desnecessariamente, reduzindo risco de contaminação.

Outro benefício é a telemedicina. A plataforma realiza consultas e acompanhamento do tratamento de forma rápida e segura. A prática evita deslocamentos excessivos, principalmente para pacientes que residem mais distantes das unidades da Instituição. Com a telemedicina o médico disponibiliza receituários de forma eletrônica e com certificações digitais logo ao fim da consulta. Possibilita, ainda, que o paciente faça o upload de seus exames direto do celular, além de visualizar o histórico de consultas anteriores e novos agendamentos. O contato é feito pela Central de Atendimento e o link de acesso é enviado para o paciente por e-mail e SMS. O paciente pode se conectar pelo computador, tablet ou celular, sem a necessidade de baixar qualquer aplicativo previamente.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside