sexta-feira, abril 19, 2024
Home Gestão EW2Saúde apresenta resultados do monitoramento nas empresas para retorno seguro ao trabalho

EW2Saúde apresenta resultados do monitoramento nas empresas para retorno seguro ao trabalho

por Redação
0 comentário

A EW2Saúde, healthtech que cria soluções preditivas e personalizadas que combinam inteligência artificial e ciência médica para a promoção de saúde da pessoa, apresenta os resultados do trabalho de mapeamento e monitoramento feitos por meio de sua solução RST (Retorno Seguro ao Trabalho) nas empresas. O trabalho teve como focos a identificação das comorbidades nos grupos de risco e o controle e prevenção do contágio do Coronavírus para a volta segura ao trabalho presencial durante a pandemia.

Renato Romani, fundador e CEO da EW2Saúde explica que pela metodologia da Solução, o primeiro passo é fazer avaliação do perfil populacional, utilizando processo automatizado, permitindo que a empresa classifique os funcionários e terceiros em grupos de riscos, para ajudar na gestão e no aprimoramento da governança da qualidade de vida das Pessoas. “A RST direciona as ações e as decisões de alocação dos recursos de forma mais eficaz e efetiva. Os grupos têm então sua condição de saúde avaliada periodicamente através de website, aplicativo ou 0800”, destaca Romani.

Resultados

A partir dos dados colhidos de uma amostra de 4 empresas selecionadas para a implantação da solução, durante o período de julho a setembro, com mais de 3400 participantes, entre funcionários e terceiros e adesão de 79%, obtive-se os seguintes resultados:

Um dos pontos mais significativos está relacionado aos chamados grupos de risco, correspondendo a cerca de 30% das pessoas. A pandemia do novo Coronavírus trouxe a tona um problema mundial, o elevado número de pessoas com alguma doença crônica, as chamadas comorbidades.

A partir do mapeamento do perfil epidemiológico, identificamos os grupos de risco e pudemos “enxergar” aqueles indivíduos predisponentes a doenças crônicas evitáveis para direcionar ações e recursos de forma mais eficiente, como é o caso da obesidade e do tabagismo, relatados por aproximadamente 14% e 11% dos perguntados, respectivamente.

Em relação às medidas para suprimir o contágio, as realidades se mostraram bastante diferentes. Embora haja elevada taxa de cumprimento das medidas de prevenção (acima de 93%), entre 18% e 27% dos quadros de funcionários apresentaram algum sintoma ao longo do período e acima de 35% relataram contato próximo com caso suspeito ou confirmado, ou seja, 608 pessoas com sintomas e 730 contatantes puderam ser identificados e orientados de forma precoce.

Se considerarmos a taxa de transmissão do período (quantas pessoas um infectado contamina em média), maior que 1, podemos concluir que protegemos um significativo número de pessoas, para além dos muros das empresas, tendo impacto direto no controle da doença, local e coletivamente.

Dra. Mariana Meira, diretora médica para o Brasil, pontua que a flexibilidade torna a solução estratégica tanto para empresas que retornaram ao trabalho presencial, ao identificar precocemente os casos suspeitos e orientar os próximos passos, como para aqueles que estão em home office, diretamente afetados pelo isolamento, seja pela doença como pelas possíveis sequelas físicas e psicológicas. “Toda essa população necessita de atenção e cuidado não apenas agora, mas a partir de agora”, finaliza Dra. Mariana.

Inteligência Artificial

Desenvolvida pela EW2Saúde e Citrine Consulting, a Solução RST é fruto da união de suas competências em inovação de negócios, tecnologia e inteligência médica.

Ela realiza o gerenciamento inteligente dos riscos e das consequências trazidas pela COVID-19. A solução permite determinar com maior grau de confiança, se a condição de cada pessoa é segura para o trabalho, se houve mudança em sua saúde e até mesmo se ele precisa de assistência médica imediata.

De posse das informações atualizadas das pessoas, a alta direção pode preparar campanhas de comunicações direcionadas aos diferentes grupos de riscos, cuja eficácia será monitorada pela Solução RST para a correção de rota, quando necessária. Permite-se assim que, a empresa fortaleça ainda mais o processo de governança e aprimore as suas ações de prevenção e de reação à pandemia.

A Solução RST utiliza arquitetura tecnológica gerenciada em nuvem, capaz de suportar o processamento de dados em larga escala. Garante ainda, a privacidade e a proteção de dados pessoais. Contempla também, a oferta de alternativas de atendimento médico por telemedicina, o que proporciona maior agilidade nas respostas, às demandas dos assistidos.

Pode também ser ajustada, conforme a necessidade de momento da empresa e evoluir gradativamente para programas mais abrangentes de prevenção de saúde e de consultoria em gestão de comunicação.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside