InovaçãoNewsNewsletter

Fundação São Francisco Xavier testa soluções tecnológicas do Desafio de Inovação

0

O desejo por mudar hábitos e adotar um estilo de vida mais saudável tem se intensificado para muita gente nestes tempos de isolamento social. Aqueles planos que costumam ser adiados, fizeram mais do que necessários neste momento.

Promover a saúde e o bem-estar das pessoas é o objetivo da startup 7waves, uma das cinco selecionadas pelo Desafio de Inovação Covid-19, uma ação promovida pela Usiminas em parceria com a Fundação São Francisco Xavier (FSFX), através da plataforma de inovação da empresa, o inovaAÍ.

Pelo aplicativo desenvolvido por uma startup, o usuário pode cadastrar suas metas pessoais e a partir daí, receber dicas e conteúdo personalizado para ajudá-lo a adotar novos hábitos e a ter uma vida mais saudável. “A ferramenta auxilia de forma inovadora os cuidados com a saúde, promovendo alimentação equilibrada, atividades físicas, saúde mental e o abandono do cigarro”, avalia a líder do projeto Geórgia Silva Marques, Analista de promoção da saúde da FSFX.

Com o objetivo de evitar paradas não programadas de equipamentos dos hospitais e garantir o atendimento de todos os procedimentos previstos, principalmente no atual cenário da Covid-19, outra solução selecionada pelo Desafio de Inovação, foi a Predição de Paradas de Equipamentos, da startup Predito. A ferramenta consiste em uma plataforma virtual que monitora, em tempo real, a saúde dos equipamentos hospitalares por meio de sensores que enviam as leituras de variáveis como vibração e temperatura interna e externa para uma base de dados em nuvem. Dessa maneira, qualquer anormalidade no funcionamento dos equipamentos monitorados é alertada antes de uma parada, garantindo um melhor nível de serviço ofertado.

De acordo com a gerente de Inovação da Usiminas, Ericka Menegaz, todas as soluções estão sendo testadas e analisadas conjuntamente com os especialistas da FSFX. “Depois de intensivos testes, faremos novas avaliações para discutirmos resultados e decidirmos pela aplicação permanente das soluções apresentadas pelas startups durante o Desafio”, conclui Ericka.

Recentemente, a FSFX lançou em suas unidades o programa InovaAí Ideias, já desenvolvido pela Usiminas. A iniciativa é voltada aos colaboradores e busca incentivar a inovação em todos níveis da organização. Os colaboradores são convidados a sugerir ideias para melhorias em qualquer área da Fundação. As propostas passam etapas de avaliação e, as ideias selecionadas são testadas em escala piloto. Durante todo o processo, os autores das propostas recebem orientação e treinamento para o desenvolvimento das sugestões e, ao final do ciclo do programa, são premiadas as ideias que apresentarem os melhores ganhos.

Tecnologia assistiva auxilia na qualidade de vida dos pacientes

Artigo anterior

Pesquisadores brasileiros desenvolvem dispositivo portátil capaz de detectar em tempo real o Sars-Cov-2

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar