ABDI e Anvisa unem forças para otimizar registro de produtos de saúde no Brasil

Com a missão de superar os desafios relacionados ao registro de medicamentos no país, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) assinam um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nesta sexta-feira, 8, na sede da Anvisa, em Brasília. A aliança busca fortalecer os esforços conjuntos para resolver um problema que afeta a saúde pública e a competitividade do setor farmacêutico.

O presidente da ABDI, Ricardo Cappelli, destacou a relevância do ACT para o avanço do setor. “A ABDI vai entrar com toda a sua expertise, como fizemos com ANM e Ibama, para otimizar o acesso seguro a produtos e serviços essenciais para a saúde da população. Essa parceria com a Anvisa não apenas dará mais celeridade ao processo, mas também garantirá que a inovação e a segurança caminhem lado a lado, favorecendo a saúde da população, fortalecendo nossa indústria e gerando mais empregos”, diz.

Foco na modernização e agilidade dos processos

Esse é o terceiro acordo firmado no âmbito do programa “Destrava Brasil”. Antes do ACT com a Anvisa, a ABDI já havia assinado parcerias com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com a Agência Nacional de Mineração (ANM), visando destravar investimentos em setores estratégicos. O compromisso entre as duas instituições está alinhado com as prioridades do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e do governo de simplificar e melhorar o ambiente de negócios no país, promovendo maior eficiência e produtividade.

A Anvisa havia solicitado formalmente apoio à ABDI no primeiro semestre deste ano, por meio de um ofício ao secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira Lima. No documento, a agência destacou que a cooperação seria fundamental para enfrentar os desafios atuais, visando aumentar a competitividade e a inovação no setor farmacêutico brasileiro. Entre os focos da parceria estão a modernização do parque tecnológico, o aprimoramento dos processos internos e o cumprimento dos prazos estabelecidos pela legislação, o que fortalecerá a posição da Anvisa como autoridade reguladora no cenário internacional.

O diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, comentou a importância de modernizar os sistemas da agência: “Estas ações são essenciais para proporcionar a agilidade necessária às operações e garantir o manejo adequado dos dados, criando uma base sólida para o uso eficaz e racional de tecnologia com foco em ferramentas de inteligência artificial”, disse.

Destrava Brasil

O projeto da ABDI tem como objetivo implementar ações para a diminuição do Custo Brasil, principalmente nas seguintes temáticas: propostas de melhorias no ambiente jurídico-regulatório e acesso aos serviços públicos, envolvendo digitalização e efetividade dos serviços públicos.

Ele tem como meta contribuir para maior eficiência dos processos internos de agências reguladoras e institutos relacionados a setores regulados, resultando em maior celeridade na resposta de requerimentos do setor privado.

Andrea Macera, secretária de Competitividade e Política Regulatória do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), destacou a importância do fortalecimento dos órgãos reguladores para o avanço da economia nacional.

“Nós lançamos no ano passado a Estratégia de Melhoria Regulatória e um dos pilares dessa estratégia é justamente o fortalecimento dos órgãos com funções regulatórias. Qualquer ação que simplifique, que desburocratize e que permita às agências e aos reguladores de modo geral serem mais ágeis e responsivos às demandas sociais são extremamente importantes para o desenvolvimento econômico do país e para a atração de investimentos”, afirmou.

Related posts

Multinacional espanhola de reabilitação cognitiva chega ao Brasil

Instituto VOAR divulga balanço do programa de saúde bucal que impactou mais de 3,5 mil pessoas no litoral norte da Bahia

DHL Group adquire a CRYOPDP da Cryoport para fortalecer logística no mercado de saúde