Labsoft capta R$ 3,4 milhões da Finep para reforçar investimentos em inovação e expansão para novos mercados

A Labsoft desenvolvedora de LIMS (Laboratory Information Management System) no Brasil e América Latina, captou R$ 3,4 milhões da Finep, entidade pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas. Com esses recursos, a Labsoft pretende acelerar seus investimentos em inovação no myLIMS, garantindo que a plataforma continue na vanguarda tecnológica do setor laboratorial. Além disso, quer continuar expandindo suas operações a nível internacional.

A Labsoft é a maior empresa latino-americana de LIMS, software de gestão, otimização e transformação digital para laboratórios de controle de qualidade, que elimina processos manuais, aumenta a confiabilidade dos dados e garante a rastreabilidade completa de amostras e processos. A empresa já tem clientes em mais de 10 países e, nos últimos três anos, duplicou sua receita por meio do crescimento orgânico no Brasil e da expansão geográfica na América Latina, quadruplicando o número de clientes fora do Brasil e triplicando seu faturamento nesses países. Sua estratégia incluiu a abertura de uma sede no Chile e a contratação de equipes locais no Chile, Colômbia e México.

Atualmente, a Labsoft atende mais de 270 clientes, incluindo uma série de grandes empresas como Eurochem, TheraSkin, Copacol, Ipiranga, General Mills, Clariant, Unipar, BRK Ambiental, entre outras. A companhia ainda projeta terminar o ano de 2024 com um crescimento de 24%.

“Em 2022, a Labsoft iniciou um novo ciclo após sua aquisição. Modernizamos os processos e a gestão, aumentamos os investimentos na qualificação da equipe e na evolução da tecnologia e do produto. Nos últimos dois anos, triplicamos o percentual da receita alocado para inovação, o que representa hoje cerca de 15% do faturamento anual — mais de 10 vezes o valor investido em 2021. Esses números refletem nosso foco em manter o myLIMS na vanguarda do mercado de software de gestão para laboratórios de controle de qualidade”, afirma Artur.

O myLIMS, software proprietário da empresa, passou por atualizações significativas, incluindo a integração nativa com o Power BI da Microsoft, uma reformulação completa dos dashboards e relatórios analíticos, e a implementação de uma tecnologia no-code para integrar o sistema com equipamentos analíticos de laboratório e outros sistemas empresariais. Essas inovações são fundamentais para que os clientes possam explorar ao máximo o potencial do myLIMS. Além disso, a Labsoft lançou um novo Portal de Resultados, focado na experiência do usuário e na otimização da comunicação entre laboratórios e seus clientes.

Para 2025, a empresa pretende lançar novas soluções mobile, proporcionando mais mobilidade e eficiência aos laboratórios, permitindo o uso de tablets e smartphones nas operações diárias. A Labsoft aposta que o futuro dos laboratórios será 100% mobile. Outro lançamento previsto é a LIA (Labsoft Inteligência Artificial), uma tecnologia que permitirá aos usuários fazerem perguntas sobre qualquer documentação de processo cadastrada no myLIMS e acessarem informações do banco de dados. Essa ferramenta será especialmente valiosa em ambientes altamente regulados e técnicos, com alta rotatividade de profissionais.

“Estamos muito satisfeitos com o crescimento dos últimos anos, mas temos ambição e capacidade para ir além. A captação da Finep veio no momento certo. Agora, unindo nossa experiência e liderança no setor às mudanças e inovações que implementamos nos últimos três anos, estamos prontos para acelerar nossa expansão, tanto em termos tecnológicos quanto geográficos. No Brasil, seguimos focados em investir na evolução do nosso produto, o myLIMS, conquistar novos clientes e fortalecer nossa posição no mercado. Ao mesmo tempo, um dos nossos principais objetivos é continuar crescendo internacionalmente, na América Latina e além. Também estamos avaliando a possibilidade de futuras aquisições, tanto no setor de LIMS quanto em mercados complementares, para levar soluções ainda mais completas aos nossos clientes”, conclui o CEO.

Related posts

Multinacional espanhola de reabilitação cognitiva chega ao Brasil

Instituto VOAR divulga balanço do programa de saúde bucal que impactou mais de 3,5 mil pessoas no litoral norte da Bahia

DHL Group adquire a CRYOPDP da Cryoport para fortalecer logística no mercado de saúde