Labsoft capta R$ 3,4 milhões da Finep para reforçar investimentos em inovação e expansão para novos mercados

A Labsoft desenvolvedora de LIMS (Laboratory Information Management System) no Brasil e América Latina, captou R$ 3,4 milhões da Finep, entidade pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas. Com esses recursos, a Labsoft pretende acelerar seus investimentos em inovação no myLIMS, garantindo que a plataforma continue na vanguarda tecnológica do setor laboratorial. Além disso, quer continuar expandindo suas operações a nível internacional.

A Labsoft é a maior empresa latino-americana de LIMS, software de gestão, otimização e transformação digital para laboratórios de controle de qualidade, que elimina processos manuais, aumenta a confiabilidade dos dados e garante a rastreabilidade completa de amostras e processos. A empresa já tem clientes em mais de 10 países e, nos últimos três anos, duplicou sua receita por meio do crescimento orgânico no Brasil e da expansão geográfica na América Latina, quadruplicando o número de clientes fora do Brasil e triplicando seu faturamento nesses países. Sua estratégia incluiu a abertura de uma sede no Chile e a contratação de equipes locais no Chile, Colômbia e México.

Atualmente, a Labsoft atende mais de 270 clientes, incluindo uma série de grandes empresas como Eurochem, TheraSkin, Copacol, Ipiranga, General Mills, Clariant, Unipar, BRK Ambiental, entre outras. A companhia ainda projeta terminar o ano de 2024 com um crescimento de 24%.

“Em 2022, a Labsoft iniciou um novo ciclo após sua aquisição. Modernizamos os processos e a gestão, aumentamos os investimentos na qualificação da equipe e na evolução da tecnologia e do produto. Nos últimos dois anos, triplicamos o percentual da receita alocado para inovação, o que representa hoje cerca de 15% do faturamento anual — mais de 10 vezes o valor investido em 2021. Esses números refletem nosso foco em manter o myLIMS na vanguarda do mercado de software de gestão para laboratórios de controle de qualidade”, afirma Artur.

O myLIMS, software proprietário da empresa, passou por atualizações significativas, incluindo a integração nativa com o Power BI da Microsoft, uma reformulação completa dos dashboards e relatórios analíticos, e a implementação de uma tecnologia no-code para integrar o sistema com equipamentos analíticos de laboratório e outros sistemas empresariais. Essas inovações são fundamentais para que os clientes possam explorar ao máximo o potencial do myLIMS. Além disso, a Labsoft lançou um novo Portal de Resultados, focado na experiência do usuário e na otimização da comunicação entre laboratórios e seus clientes.

Para 2025, a empresa pretende lançar novas soluções mobile, proporcionando mais mobilidade e eficiência aos laboratórios, permitindo o uso de tablets e smartphones nas operações diárias. A Labsoft aposta que o futuro dos laboratórios será 100% mobile. Outro lançamento previsto é a LIA (Labsoft Inteligência Artificial), uma tecnologia que permitirá aos usuários fazerem perguntas sobre qualquer documentação de processo cadastrada no myLIMS e acessarem informações do banco de dados. Essa ferramenta será especialmente valiosa em ambientes altamente regulados e técnicos, com alta rotatividade de profissionais.

“Estamos muito satisfeitos com o crescimento dos últimos anos, mas temos ambição e capacidade para ir além. A captação da Finep veio no momento certo. Agora, unindo nossa experiência e liderança no setor às mudanças e inovações que implementamos nos últimos três anos, estamos prontos para acelerar nossa expansão, tanto em termos tecnológicos quanto geográficos. No Brasil, seguimos focados em investir na evolução do nosso produto, o myLIMS, conquistar novos clientes e fortalecer nossa posição no mercado. Ao mesmo tempo, um dos nossos principais objetivos é continuar crescendo internacionalmente, na América Latina e além. Também estamos avaliando a possibilidade de futuras aquisições, tanto no setor de LIMS quanto em mercados complementares, para levar soluções ainda mais completas aos nossos clientes”, conclui o CEO.

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