Home Inovação Startup lança ferramenta inédita que permite registros e boletins médicos em áudio e vídeo

Startup lança ferramenta inédita que permite registros e boletins médicos em áudio e vídeo

por Redação
0 comentário

A Action Voice, startup focada no segmento médico, antecipa para o mercado brasileiro a WoHZ, plataforma de registros em saúde utilizando a voz humana como principal componente.

Denominada WoHZ App, a ferramenta é integrada a um sistema hospitalar e tem como objetivo ser uma interface segura entre os profissionais de saúde, pacientes e seus familiares e amigos. A partir do aplicativo, é possível criar e gerir grupos de comunicação dedicados a atendimentos em saúde, preservando sigilo e proteção dos dados.

A inovação foi idealizada pelo Dr. Celso Gama, presidente da Action Voice e médico com mais de 40 anos de expertise na área de informática em saúde. Com estrutura totalmente dedicada para o setor, a plataforma tem como proposta global  integrar uma série de  assistentes virtuais para fornecer o máximo de autonomia aos profissionais de saúde, em especial aos médicos, possibilitando que sejam registradas informações da saúde do paciente no momento exato em que o atendimento ocorre, evitando erros ou falhas nos registros.

De acordo com o médico, trata-se de uma inovação que tende a reformular totalmente o cenário do segmento. “Atualmente, o médico está inserido em uma sistemática que envolve atender, redigir e registrar informações sobre o paciente em um computador e receitar medicamentos ou solicitar exames. Com a WoHZ, buscamos proporcionar aos profissionais de saúde mais tempo de interação com o paciente, concentrando-se no cuidado à pessoa, conceito que vai nortear todo o sistema”, explica.

Pandemia antecipou o lançamento

Previsto para 2021, o lançamento foi antecipado por conta da pandemia do novo coronavírus, já que possibilita de forma segura a interação entre paciente, familiares e os profissionais da saúde.

“A pandemia de Covid-19 agravou uma situação de conflito nas visitas e nos pedidos de informações desde há muito existente, já que impossibilitou que os pacientes acometidos pelos vírus tivessem contato com seus familiares, forçando os hospitais e seus respectivos administradores a adotarem soluções que implicam na gestão e no controle destas questões com mais rigor”, afirma o médico idealizador da plataforma.

Com o WoHZ App, é possível ter acesso a boletins médicos, informes de evolução e vídeo, e visitas, que poderão ser estabelecidas em quantidades e horários compatíveis com a necessidade de cada pessoa e patologia, tanto em áudio como em vídeo. Disponível para celulares ou tablets (IOS ou Android), notebooks e desktops, a plataforma é uma solução completa para o sistema hospitalar, impactando positivamente todos os públicos, principalmente médicos e pacientes.

Segurança e LGPD

A segurança de dados é garantida pela tecnologia Blockchain, que protege as informações tanto dos pacientes quanto dos profissionais, conforme determina a Lei Geral de Proteção de Dados. À medida que os boletins por voz são inseridos, o dispositivo automaticamente armazena o conteúdo de forma a integrar essas informações em um prontuário eletrônico, além de impedir o compartilhamento externo de informações protegidas.

“Apesar de seguirem alguns critérios, as soluções atuais dos hospitais estão distantes de um protocolo profissional, oficial e seguro, o que poderá ser realizado com a WoHZ App. O objetivo é sempre melhorar a relação de todos os envolvidos no processo e protegê-los dos problemas legais que podem advir da quebra do sigilo sobre as informações pessoais dos pacientes”, finaliza Gama.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside