NewsNewsletter

Tecnologias na área da saúde serão usadas em projeto piloto para o atendimento médico de povos indígenas

0

Para levar exames laboratoriais aos povos indígenas a Hilab , healthtech especialista em exames laboratoriais remotos, foi convidada para participar da Unidade de Saúde Indígena Avançada em parceria com a SESAI. O programa possui apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena Litoral Sul (DSEI). O projeto piloto irá levar saúde aos Kaingang e Guarani Mbya em uma ação que pretende alcançar até 1200 povos indígenas da América Latina. O projeto também contará com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Hospital Israelita Albert Einstein e a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP).

Esta ação une médicos, dentistas, profissionais de saúde, inovação e ferramentas de telessaúde para que o atendimento aos povos indígenas seja conduzido nas próprias aldeias. A tecnologia criada pela Hilab será usada para a realização de diversos tipos de exames laboratoriais remotos, com resultados em apenas alguns minutos.

O exame da empresa é realizado da seguinte forma: após a coleta do material que será examinado, a amostra é colocada em uma pequena cápsula, que é inserida dentro do dispositivo Hilab. É criada uma “versão digital” da amostra e transmitida via internet para o laboratório central da empresa, onde especialistas, que contam com o auxílio de algoritmos de Inteligência Artificial (IA) fazem a dupla verificação do resultado.

“Estamos felizes em fazer parte deste projeto piloto que pretende levar exames laboratoriais para diversos indígenas. Ao longo de 2021 realizamos diversas parcerias com a SESAI, e entendemos que é muito importante dar assistência a esses povos. Por meio desta nova ação nós iremos além e conseguiremos ajudar diversas aldeias da América Latina”, explica Jose Restrepo, diretor de marketing da Hilab.

InovaHC vence Prêmio de Inovação do Grupo Fleury

Artigo anterior

SAÚDE DIGITALK entrevista Dr. Renato Velloso, CEO do dr consulta

Próximo artigo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Mais News