quinta-feira, abril 25, 2024
Home News Como a tecnologia está mudando o atendimento hospitalar

Como a tecnologia está mudando o atendimento hospitalar

por Colaboradores
0 comentário

Não faz muito tempo, o paciente entrava no hospital e deixava sua identidade e carteira do convênio com a recepcionista – esta que, por sua vez, unia esses dois documentos com um clipe e colocava-os ao final de uma fila, ocupada pela papelada daqueles que estavam lá antes. Quando chegasse sua vez, a pessoa era chamada para fazer a ficha de atendimento – um papel que ele levaria consigo durante toda a sua estadia e que, quando deixasse o ambiente, seria arquivada em uma imensa sala, recheada de caixas-arquivo, com outros tantos papéis. A triagem na enfermaria viria somente depois, com a consulta médica ocorrendo na sequência. E o mesmo caminho do atendimento hospitalar era seguido pela ficha, que a cada etapa recebia um novo carimbo, anotação ou checagem. Triste fato: caso retornasse ao hospital algumas semanas, meses ou anos depois, dificilmente esse papel, recheado de informações tão importantes, estaria devidamente acessível para economizar tempo no processo.

Nota-se, em todo esse processo, uma forte dependência humana durante o atendimento hospitalar. Se a recepcionista se enganasse ou deixasse cair o documento do paciente no chão, ele perderia lugar na fila de registro da ficha. Caso a enfermagem não entendesse a letra do médico, demoraria mais tempo para aplicar a medicação ou, pior, poderia oferecer a droga ou dosagem errada à pessoa. E me refiro somente a alguns dos problemas que podem acontecer em uma unidade de pronto atendimento. Um ambiente hospitalar é muito mais complexo do que isso.

Apesar de o papel ainda ser a realidade de muitos hospitais, o processo de digitalização já começou a impactar o atendimento hospitalar, trazendo o conceito de Hospital Digital. E já está transformando toda a forma de gerir a organização e garantir o objetivo final de qualquer implementação tecnológica: benefícios ao paciente, com melhor atendimento e qualidade na assistência. Abaixo, alguns exemplos:

Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): é a ficha descrita acima, mas em ambiente 100% digital. O grande diferencial do PEP é que ele reúne todas as informações clínicas e assistenciais sobre o atendimento, além de armazenar todos os dados e histórico do paciente. Em vez de fichas e fichas armazenadas em uma sala, todas as informações são acessíveis pelo sistema, por todos os profissionais que estiverem em contato com o paciente, seja a recepcionista, seja a enfermagem, seja o médico. Vale um destaque: o prontuário eletrônico do paciente disponibiliza as informações em tempo real, podendo ser acessado de qualquer lugar, garantindo a uma rede a qualidade do atendimento hospitalar.

Telerradiologia: talvez a digitalização mais comum no Brasil, a telerradiologia desobriga a presença de médicos radiologistas no hospital para a emissão de laudos. Estamos falando do Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS, da sigla em inglês) para capturar, armazenar e distribuir as imagens coletadas nos exames.

Cloud computing: com o avanço tecnológico dentro dos hospitais, o temor em relação à garantia da integridade e segurança dos dados em cloud computing passou. A ausência de investimento inicial e o custo reduzido de manutenção de tecnologias baseadas em nuvem, associadas ao preço cada vez menor dos links de internet, estimulam a digitalização de hospitais.

Portais de conhecimento médico: os portais de conhecimento médico são ferramentas de comunicação que levam conteúdo, informação e atualização aos profissionais de saúde e, sobretudo, focam em ajudar na promoção da segurança durante o atendimento hospitalar. O objetivo é amparar a decisão clínica, por meio de recursos como informações médicas baseadas em evidências científicas.

Gestão de crônicos com Internet das Coisas (IoT):  uma estratégia de gestão de crônicos com IoT passa, invariavelmente, pelo uso de dispositivos inteligentes – responsáveis por coletar os dados e sinais vitais dos usuários – e por serviços de cloud computing – para o dado ser processado e analisado. No caso da prevenção, por exemplo, dispositivos devem analisar os batimentos de uma pessoa com problemas cardíacos para aconselhá-la a ir ao hospital antes que a situação se agrave. Esses mesmos dados podem amparar o médico em suas decisões tão logo o paciente chegue ao hospital. Por aqui, o tema ainda é pauta um pouco distante nas discussões sobre o futuro da tecnologia na Saúde.

Big Data e Analytics: com cada vez mais dados sendo gerados pelas diferentes tecnologias, o resultado é um amontoado de informações que pode ser parametrizado e integrado ao PEP.

Papel do médico: com a evolução tecnológica, exige-se do médico uma postura mais estratégica, pela qual o profissional trabalhe como um cientista de dados, usando estrategicamente as informações geradas pelas tecnologias – cruzando hábitos de alimentação com histórico de saúde, por exemplo – para um diagnóstico preciso e seguro.

Com todas essas transformações, que levam o ambiente ao conceito de Hospital Digital, a cena descrita na abertura do artigo ficará, para sempre, no passado. E, certamente, haverá muito mais segurança ao paciente.

Ubirajara Maia, diretor de Sistemas da MV.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside