Metrô de Salvador adquire câmera térmica para auxiliar identificação de pessoas com COVID-19

O Metrô da capital baiana adota a solução de detecção térmica da Dahua Technology  que confere a precisão necessária para medir a temperatura de pessoas em áreas de grande circulação. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar o combate ao coronavírus, pois a identificação de febre em passageiros (temperatura acima de 37,8°C) pode indicar infecção por Covid-19.

As seis câmeras térmicas instaladas no metrô são dotadas de dispositivos black body que medem a temperatura de pessoas, em massa e com alta precisão, apresentando possível margem de erro de apenas 0,3ºC grau. Os equipamentos foram instalados no início de junho nas estações de maior movimento do metrô de Salvador, como Lapa e Pirajá. O plano é expandir a iniciativa para outras estações da cidade.

A solução identifica a temperatura de inúmeros passageiros em tempo real por meio do uso de um sensor calibrado que realiza a checagem da temperatura, e envia a informação de maneira rápida e eficaz a um painel, gerando um alerta caso identifique algum indivíduo fora do padrão de temperatura, ou seja, o estado febril. Foram treinados enfermeiros e técnicos de informática para a utilização dos equipamentos.

Após a identificação de febre, as pessoas são encaminhadas à sala de primeiros socorros das estações, fazem o teste rápido para a detecção da Covid-19 e o teste de proteína C-reativa também conhecido como PCR, além de receberem as informações e o atendimento necessário.

“A iniciativa visa promover a segurança dos cidadãos de Salvador que precisam utilizar o metrô para se locomover. Com a medição de temperatura e aplicação de testes, conseguiremos reduzir o contágio por coronavírus no transporte público, uma vez que é difícil manter o distanciamento”, esclarece Eduardo Copello, diretor presidente da CTB.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) adquiriu as câmeras e dispositivos black body da Dahua Technology e o projeto foi realizado pela CTB, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com o apoio da CCR Metrô Bahia. A integradora Avantia Tecnologia e Segurança foi responsável pela instalação técnica em ambas as estações.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

1 comentário

Metrô de Salvador adquire câmera térmica para auxiliar identificação 3 de julho de 2020 - 11:56
Add Comment