Apple anuncia watchOS 10 com novos recursos para saúde mental e visão

A Apple mostrou a atualização mais recente de seus wearables Watch durante sua conferência anual mundial de desenvolvedores em formato online, a WWDC 2023, que termina nesta sexta-feira,9, o Apple watchOS 10, que incorpora novas ferramentas de saúde mental, visão e fitness.

Segundo a empresa, o watchOS 10 permitirá que os usuários registrem suas emoções e humores diários por meio do aplicativo Mindfulness, conectar-se com recursos de saúde mental e medir o tempo gasto ao ar livre para reduzir o risco de miopia. Com o Mindfulness, por exemplo, os usuários poderão girar a coroa digital para selecionar uma forma para descrever e rastrear seus sentimentos. Avaliações de depressão e ansiedade comumente usadas também estarão disponíveis no aplicativo Saúde. Os usuários podem criar um PDF com os resultados da avaliação, conectar-se a recursos de saúde mental em sua área e compartilhar esses resultados.

Novos recursos focados em condicionamento físico para ciclismo estarão disponíveis, incluindo lembretes de treino e detecção de queda. Quando um treino de ciclismo começa, a tela do iPhone do usuário mostra automaticamente uma atividade ao vivo iniciada e exibe frequência cardíaca, elevação, rota de corrida, treinos personalizados e velocidades de ciclismo.

Outro aspecto do novo watchOS 10 se concentra na saúde da visão, permitindo aos usuários medir a quantidade de tempo gasto ao ar livre, o que a empresa diz que pode contribuir para a saúde física e mental, mas também aumentar o risco de miopia com mais exposição ao sol. Os dados relativos ao tempo passado ao ar livre poderão ser visualizados através da app Health para iPhone ou iPad.

O relógio também incluirá uma adição ao aplicativo de medicamentos, onde lembretes de acompanhamento podem ser enviados 30 minutos após o horário programado para os usuários registrarem um medicamento.

A Apple também anunciou seu iOS17 e iPadOS17 atualizados, que incluirão um aplicativo Health atualizado que ajuda os usuários a identificar se fatores de estilo de vida, como sono ou exercícios, podem estar contribuindo para seu estado de espírito.

Além disso, a gigante da tecnologia anunciou recursos no iPhone e no iPad que usam a câmera TrueDepth, a mesma câmera usada com sua tecnologia FaceID, para medir a que distância um usuário está segurando o telefone dos olhos. Os usuários serão incentivados a manter o dispositivo a mais de 12 polegadas de distância se a câmera determinar que ele foi mantido muito próximo ao rosto do usuário por um longo período de tempo.

Por fim, a fabricante revelou o Apple Vision Pro e a plataforma visionOS, um sistema de headset de realidade aumentada. O Vision Pro inclui entretenimento e áudio espacial, métodos de colaboração e gravação de vídeo em tempo real, entre vários outros recursos.

O dispositivo utiliza o Optic ID para escanear os olhos e desbloquear o dispositivo. A tecnologia de rastreamento ocular também permite o pagamento através do olhar, embora a empresa diga que o olhar é privado para os desenvolvedores de aplicativos para a privacidade dos usuários. O fone de ouvido AR estará disponível no início do próximo ano e o preço sugerido para os EUA é US$ 3.499.

Infração de patentes

Em 2020, a AliveCor, que fabrica dispositivos médicos de eletrocardiograma (ECGs) pessoais, processou a Apple, alegando que as ferramentas que a gigante da tecnologia incluiu em seu Apple Watch Series 4 e posterior infringiram as patentes da empresa. Em março do ano passado, a AliveCor entrou com uma ação antitruste contra a Apple, meses depois de a fabricante do Apple Watch ter processado a AliveCor, alegando violação de patente.

Em dezembro, o Conselho de Apelação e Julgamento de Patentes do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos determinou que três patentes da AliveCor para detecção de problemas cardíacos, como arritmias cardíacas, não eram patenteáveis. No final daquele mês, a Comissão de Comércio Internacional dos EUA determinou que os Apple Watches com funcionalidade de ECG violavam duas patentes da AliveCor.

A International Trade Comission (ITC), órgão responsável por apurar se as importações feitas pelos EUA, emitiu uma ordem de exclusão limitada proibindo novas importações e uma ordem de cessar e desistir contra a Apple. Também estabeleceu um bônus de US$ 2 por unidade importada ou vendida durante o período de revisão presidencial. No entanto, a execução das ordens, incluindo a fiança, foi suspensa até que o caso no Conselho de Apelação e Julgamento de Patentes do Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos fosse resolvido.

Em fevereiro, a decisão do ITC liberou a revisão presidencial, com Biden permitindo que a decisão do ITC permanecesse. As empresas ainda estão lutando na Justiça.

Related posts

Como a IA pode transformar o atendimento e a gestão na saúde

Vendas de medicamentos genéricos alcançam crescimento recorde no 3T de 2024

A integração de dispositivos médicos e interoperabilidade