Setor de saúde lidera nos níveis de maturidade organizacional

Um novo estudo da Objective, multinacional brasileira especializada em experiências digitais e transformação de negócios, revela que empresas de grande porte estão intensificando a busca por processos mais eficientes e uniformes. A pesquisa, realizada com o jogo de cartas Maturity Card, avaliou organizações de diversos setores, como saúde, serviços, manufatura e finanças, e identificou os principais desafios enfrentados na jornada de maturidade organizacional.

O Maturity Card, ferramenta da Objective baseada no Kanban Maturity Model (KMM), permite avaliar e promover melhorias contínuas nos processos das empresas. A pesquisa, que analisou 138 rodadas do jogo, revelou que embora a grande maioria das organizações encontram-se nos níveis iniciais de maturidade, o setor de saúde apresenta maior diversidade, com algumas organizações já em níveis mais avançados.

Por outro lado, setores como serviços e manufatura ainda estão em estágios iniciais, embora demonstrem um movimento crescente em direção a práticas mais maduras. Já o varejo, apresenta grandes oportunidades de melhorias em termos de governança.

Principais desafios:

  • Limite de trabalho em progresso: Muitas empresas enfrentam dificuldades em limitar o volume de tarefas em andamento, o que impacta negativamente a eficiência dos processos. Problemas como muitas tarefas consideradas urgentes, impedimentos que atrasam entregas e muitos prazos não atendidos são comuns neste caso.

  • Políticas explícitas: A falta de clareza e consistência nas políticas organizacionais também é um desafio comum. A alta incidência de problemas como erros na classificação e priorização de demandas, falhas nas entregas e frustrações com prazos, podem indicar falhas na comunicação ou na documentação de processos e regras.

  • Melhoria contínua: A dificuldade em estabelecer ciclos de melhoria contínua impede que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado. E um dos principais problemas neste caso está relacionado à falta de métricas claras e aderentes aos clientes.

A análise e aumento da maturidade organizacional pode apoiar as empresas em ganhos de produtividade e consequentemente maior velocidade para inovar e crescer os negócios. Os resultados do estudo podem auxiliar empresas a: Identificar gargalos e oportunidades de melhoria diante dos concorrentes de mercado, adotar práticas mais eficientes e eficazes e aumentar a produtividade e a competitividade.

Vale destacar o caso de sucesso da RaiaDrogasil (RD), rede de farmácias formada pela Droga Raia e Drogasil, que adotou o Maturity Card para melhorar sua eficiência operacional.  Por meio da mensuração de sua maturidade, a companhia colocou em prática as ações necessárias para o crescimento nos negócios. A solução ajudou a reduzir seu lead time de 160 dias, em 2022, para 74 dias em 2023. Esse projeto conquistou o primeiro lugar na premiação de agilidade do evento Agile Trends 2024, na categoria “Transformação”.

Metodologia

A pesquisa da Objective analisou dados de empresas de diversos portes e setores, coletados entre 2022 e 2024. O Maturity Card avaliou as organizações em seis dimensões, como gestão de fluxo, ciclo de feedback e políticas explícitas.

“Este estudo demonstra que a maturidade organizacional é um fator crucial para a competitividade das empresas. O Maturity Card tem se mostrado uma ferramenta eficaz para identificar os pontos fortes e fracos das organizações e direcionar ações de melhoria.”, afirma Jorge Sellmer, CRO da Objective.

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