sexta-feira, abril 19, 2024
Home News Empresa investe na produção de soluções médicas no Brasil

Empresa investe na produção de soluções médicas no Brasil

por Redação
1 comentário

Encontrar dispositivos médicos para abastecer o mercado de saúde nem sempre é uma tarefa fácil, já que a maioria das clínicas e hospitais precisam importar esse tipo de produto de outros países. A pandemia também tornou esse cenário ainda mais visível, em que foi possível notar a quantidade de respiradores trazidos de fora que, muitas vezes, demoraram para chegar.

De olho neste cenário, surgiu a Cath Care, uma fabricante nacional do ramo de saúde fundada em 2017, com o intuito de facilitar a comercialização de produtos necessários para auxiliar os profissionais da saúde em cirurgias e procedimentos de risco. A empresa é familiar e nasceu como suporte para a Hemocat, uma das maiores distribuidoras e importadoras de soluções para saúde, que também é gerida pelos mesmos donos da Cath Care. “Já tínhamos o know-how do mercado por meio da Hemocat e percebemos essa falha de produção local”, comenta Andrea Mendes, fundadora da empresa.

Para ela, a maioria das fábricas pensam apenas em produtos específicos, não considerando a customização ou soluções adequadas às necessidades do mercado brasileiro. “O diferencial da Cath Care é que vendemos produtos que visam preencher gaps de mercado e processos em procedimentos de alto risco e também nos de rotina. Isso permite uma melhor qualidade e segurança no atendimento ao paciente”, explica Andrea.

Para a empresária, a experiência da Hemocat como importadora e distribuidora no mercado há mais de 30 anos, permite identificar necessidades dos hospitais e clínicas que não são atendidas pelo segmento, especialmente no Brasil. “Assim, tivemos a percepção de que seria possível produzir produtos de alta qualidade adequados ao nosso mercado, de um modo mais competitivo”, complementa.

Localizada em Limeira, no interior de SP e com três anos e quatro meses no mercado, já tem todos os produtos aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). “A empresa demorou muito para gerar valor de verdade, por conta das burocracias brasileiras”, explica Francisco Mendes Jr., também fundador do projeto. A expectativa para os próximos dois anos é de atingir o faturamento anual de R$ 10 milhões em 2021 e chegar a R$ 24 milhões em 2022. Além disso, preveem um retorno do investimento em até três anos – atuando com fabricação e distribuição de soluções para saúde.

Soluções da Cath Care

Dentro desse amplo portfólio, a empresa lançará neste mês a linha HigiCare, que é composta por produtos para banho e higiene a seco no leito. Trata-se de quatro kits com soluções completas, incluindo lenços, toucas umedecidas e swabs para higienização bucal.

“Todos esses produtos são eco friendly e substituem o uso de água e dispensam o uso de toalhas e lençóis para secar o paciente. Além disso, diminuem o tempo de enfermagem para a realização do procedimento no leito. Já existem estudos que comprovam que o banho convencional leva de 40 minutos a uma hora para ser realizado, dependendo da criticidade do paciente. Nosso objetivo é mudar a maneira como o banho convencional é realizado, diminuindo custos operacionais, com mais qualidade e segurança para a assistência de enfermagem, além de reduzir o risco de contaminação cruzada com uso de insumos como jarros e bacias durante o banho, por exemplo. E consequentemente proporcionar benefícios econômicos e ambientais para o hospital”, explica Andréa.

A executiva ainda pontua que os produtos dessa linha também reduzem os custos do hospital com água e energia, por exemplo, além da lavanderia para esterilizar os utensílios de banho convencional. “Como é tudo descartável e a seco gera uma boa economia. O banho precisa ser um momento relaxante para o paciente e estudos já comprovam que muitos deles, ao invés disso, se sentem vulneráveis e podem se incomodar com a temperatura da água. A nossa ideia é juntar conforto para o paciente, sustentabilidade e economia”, complementa.

A empresa também conta com a linha CardioCare que já está sendo comercializada. “Essa linha nasceu após uma transferência de know-how de uma indústria alemã. Trata-se de conjuntos de tubos pré-montados descartáveis utilizados na assistência do procedimento de circulação extracorpórea (CEC). “A CEC é um dispositivo artificial pelo qual a circulação de sangue do paciente é totalmente ou parcialmente transportada para fora do organismo, quando há necessidade de uma intervenção cardíaca ou pulmonar.  Por se tratar de produtos de alta complexidade, são montados em um ambiente controlado da fábrica, a sala limpa. Um dos diferenciais de nossos conjuntos de tubos pré-montados é a qualidade do material que é essencial para a circulação sanguínea no momento do procedimento”, finaliza Andréa.

Notícias relacionadas

1 comentário

Empresa investe na produção de soluções médicas no Brasil - Blog da Cath-Care 10 de setembro de 2020 - 18:29

[…] Publicado originalmente em: Saúde Digital News […]

Responder

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside