Em épocas de crise, a inovação e tecnologia são ferramentas indispensáveis para a sobrevivência de qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Segundo a consultoria Twilio, a crise da covid-19 impôs um novo status quo ao mercado e, ao mesmo tempo, acelerou os processos de inovação e surgimento de novas tecnologias e metodologias dentro das empresas. Um levantamento feito pela consultoria com executivos C-Level, 43% dos entrevistados admitiram que a pandemia acelerou o processo de inovação em até quatro anos e criou novos nichos de trabalho para as startups. Desta forma, as organizações que possuem pilares traduzidos em sustentabilidade, inovação e tecnologia, como a Shield Company, lançada em junho de 2020, no meio da pandemia, passam a se enquadrar como startups do futuro e vistas como modelos de negócios essenciais para o país.
Comprometida em gerar impacto positivo por toda sua cadeia de trabalho, a Shield Company já conquistou uma carteira de mais de 30 clientes, desde o início das suas operações comerciais, sendo alguns deles Astellas, AstraZeneca e Novo Nordisk.
Advinda de um projeto do Grupo DRS, que tem mais de 25 anos de experiência no segmento de saúde, a Shield Company celebra este um ano de existência seguindo à risca sua principal missão – desenvolver e pesquisar produtos sustentáveis e soluções 360º com o máximo grau de eficiência e performance para a área da saúde. Para o CEO, David Bueno, a startup cresceu exponencialmente nestes 12 meses, pois identificou no mercado necessidades relacionadas à integração entre tecnologia e sustentabilidade junto a processos de armazenamento e transporte de medicamentos e vacinas. “Queremos garantir que nossas soluções inovadoras não só ajudem a preservar a integridade dos produtos de nossos clientes, mas também contribuam com a preservação do nosso planeta”, comenta o executivo.
Dessa maneira, pode-se traduzir este momento mercadológico como uma verdadeira era de prata para a consolidação de grandes startups e novos nichos econômicos. De acordo com pesquisa realizada pela Advance, a previsão de crescimento do setor em 2021 será de 10%. Outra informação, que corrobora para este dado é que, o volume de investimento em startups no Brasil apenas no mês de janeiro foi de US$ 630 milhões, representando 18% do total investido em 2020 inteiro, de acordo com o estudo da Inside Venture Capital Brasil. Ou seja, o mercado brasileiro demanda por startups que surgem com um propósito firme, gerem impacto positivo dentro de seu ecossistema e foquem em tecnologias inovadoras e disruptivas.
Nesse sentido, a Shield oferece ao mercado diferentes soluções com alto grau de performance sustentáveis e tecnologias e programas inovadores, explica o CEO. A empresa consegue ainda interligar todas as soluções previstas em uma jornada completa de acondicionamento, transporte, gestão e monitoramento da cadeia de produtos termolábeis de alta complexidade. “Possuímos uma tecnologia única de data loggers para medir excursão de temperatura, variação de umidade, abertura da embalagem ou danos físicos em decorrência de choques, cruciais para que a qualidade do produto não seja comprometida.”, completa Bueno .
Outro ponto, que evidenciou a imagem da startup e reforçou seus principais valores perante a concorrência, foi seu compromisso com a sustentabilidade. Por meio de sua embalagem termolábil de alta performance reutilizável, a empresa entende sua responsabilidade na promoção da manutenção e da expansão dos biomas brasileiros e traduz este dever na parceria com o programa SOS Mata Atlântica, onde já replantou, apenas em um ano, mais de 7 mil mudas e, segue com o proposito firme em chegar à marca de 1 milhão de mudas plantadas.