Em uma tentativa de melhorar a participação e o envolvimento em pesquisas clínicas, a equipe do Google Health anunciou nesta quarta-feira, 9, o lançamento de um novo aplicativo Android que agiliza o recrutamento de estudos para consumidores e mostra como os dados de pesquisas e sensores estão sendo empregados para pesquisas em saúde.
Imediatamente, o aplicativo Google Health Studies permite que os usuários visualizem uma lista de estudos abertos e revisem os critérios de inclusão de cada um. Se eles estiverem interessados, o aplicativo executa o usuário por meio de um processo de consentimento eletrônico que pode ser concluído em apenas um minuto, disse Jon Morgan, gerente de produto do Google Health.
Os usuários que se inscrevem em um estudo podem contribuir com os resultados relatados pelo paciente, completando pesquisas no aplicativo ou permitindo que o aplicativo colete dados do sensor. Durante o curso do estudo ou após sua conclusão, Morgan disse que os participantes serão capazes de ver uma análise dos dados com os quais contribuíram individualmente, como um resumo de seus dados diários de mobilidade, como sua demografia pessoal está sendo representada nos inscritos coorte de estudo e os resultados predefinidos de seu estudo particular.
“Um dos princípios básicos que estamos construindo com a plataforma é que queremos que os usuários possam ver o que suas contribuições fizeram para a pesquisa, mesmo que, no final de um estudo, por exemplo, não haja nada realmente encontrado “, disse Morgan. “Queremos fechar o ciclo, por isso criamos a funcionalidade para poder compartilhar esses dados de volta com os usuários, sejam resultados provisórios ou resultados finais do investigador principal.”
O Google informa que os dados coletados por meio do aplicativo são criptografados, armazenados de forma segura e empregados apenas para uso no estudo específico com o consentimento do usuário. Além de dar aos usuários uma janela para as informações específicas que estão sendo coletadas, Morgan disse que certas análises serão conduzidas localmente e, em seguida, transmitidas em conjunto para proteger a privacidade dos participantes.
O primeiro estudo a testar o aplicativo do Google é o Respiratory Health Study. Uma parceria entre o Google, o Boston Children’s Hospital e a Harvard Medical School, a investigação usará respostas da pesquisa e dados de mobilidade para entender melhor a dinâmica de transmissão de patógenos respiratórios, como COVID-19 ou influenza.
Os dados desses participantes ajudarão os pesquisadores a compreender melhor os fatores de risco, a dinâmica da transmissão e as frequências de teste para essas doenças respiratórias agudas do que antes. O estudo também dará aos pesquisadores uma visão única de como essas medidas mudarão à medida que mais e mais da população for inoculada com as próximas vacinas.