Setor de saúde nos EUA registra aumento de 85% em ataques de ransomware em 2024

Imagem gerada por ia - adobe firefly

De acordo com um artigo de Luke Connolly, analista de inteligência de ameaças da Emsisoft, 2024 foi um ano marcado por um aumento significativo nos ataques de ransomware, com destaque para o setor de saúde nos Estados Unidos. Esses ataques não apenas comprometem dados sensíveis, mas também colocam em risco serviços essenciais e vidas humanas.

Dados fornecidos pelo especialista indicam que 85 sistemas hospitalares foram impactados por ransomware em 2024, um aumento expressivo em relação aos 46 registrados em 2023. Esses incidentes afetaram pelo menos 1.031 hospitais, ressaltando a gravidade do cenário. Connolly alerta que esses números representam apenas uma parte do problema, já que muitos casos permanecem sem denúncia.

“No setor de saúde, a interrupção causada por ataques cibernéticos pode comprometer tratamentos essenciais e colocar vidas em risco”, destacou Connolly em sua análise.

De acordo com ele, muitos ataques permanecem fora do radar público devido à falta de denúncias ou à manipulação de informações pelos próprios criminosos. A plataforma Ransomware.live rastreou mais de 6.000 vítimas em 2024, contra 5.339 no ano anterior, mas esses números ainda são considerados subestimados.

Para enfrentar essa crescente ameaça, Connolly sugere a implementação de práticas rigorosas de cibersegurança, como backups frequentes, atualizações de sistemas e a conscientização de funcionários. Ele reforça que o setor de saúde, em particular, deve priorizar medidas para proteger suas redes e garantir a continuidade dos serviços essenciais.

Evento debaterá o tema

A TI Inside realiza anualmente o Cybersecurity Forum, evento que reúne os principais e mais influentes profissionais da área de segurança da informação, debaterá questões como o aumento no volume de ataques, legislação, novos modelos de ataques, e desafios para uma cultura voltada para segurança. O evento presencial será no dia 11 de março, no WTC-SP. Para mais informações consulte o site do evento www.cybersecurityforum.com.br ou fale com Andrea pelo fone/WhatsApp 11-3138-4619.

Related posts

Oncoclínicas Londrina conquista acreditação ONA

2025 terá como foco saúde mental no trabalho

Soluções digitais avançam na área da saúde