Com o objetivo de fortalecer e estimular a inovação tecnológica na área de dispositivos médicos, a ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos – e Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – renovam a parceria para 2024.
O setor de dispositivos médicos – que inclui desde luvas e seringas, desfibriladores, válvulas, implantes cardíacos, ortopédicos e um conjunto gigantesco de outros produtos -, além de ser essencial para proporcionar um serviço de alta qualidade para a população com tecnologia e inovação, é também uma área que gera muitos empregos.
A parceria faz parte da estratégia da Embrapii no fomento a inovação para o setor da saúde e encontrou uma grande demanda junto às associadas da ABIMO, que são geradoras de tecnologia de ponta em um setor muito competitivo em âmbito mundial.
Em 2024, pela primeira vez, a agenda incluirá diversas regiões do país. “Com essa estratégia, continuamos a incentivar as empresas a investirem em tecnologia e, assim, trazer sustentabilidade para o setor. E, agora, pretendemos levar essa discussão para outras regiões do país, como Belo Horizonte, Salvador e Curitiba. Queremos fomentar a inovação, também de maneira regional”, diz Márcio Bósio, Diretor Institucional da ABIMO.
Durante a Jornada de Inovação em Saúde em 2023, foram realizados quatro encontros que abordaram temas desde o uso da inteligência artificial até a prototipagem. Das empresas participantes dos encontros, 33% iniciaram negociações para o desenvolvimento de importantes projetos de inovação no setor.
Na carteira da Embrapii, o setor da saúde é o segundo com maior número de projetos destinados para o desenvolvimento tecnológico e inovação. “São quase 300 projetos, 265 empresas, R$ 315 milhões em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação no setor da saúde”, disse Igor Manhães Nazareth, diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Embrapii durante a assinatura da renovação.