Plataforma nacional moderniza operação de todo ecossistema do setor de saúde

O ecossistema do setor da saúde enfrenta vários desafios em consequência da pandemia, entre eles a melhoria da experiência do paciente e dos talentos, a escalada do valor em saúde e a transformação digital em escala, entre outros. É o que destaca o relatório Global Life Sciences Outlook 2022 da Deloitte. No Brasil, healthtechs como a Shield Company querem mudar essa realidade ajudando esse mercado a incrementar estratégia digital mais assertiva, para superar ineficiências.

Segundo o mesmo estudo da Deloitte, metade dos executivos diz que será preciso uma melhor estratégia de inovação. Outro dado importante é que pela primeira vez, os gastos com transformação digital devem ultrapassar US$ 10 trilhões em todo o mundo nos próximos cinco anos. No Brasil, dados da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), em parceria com a Deloitte, destacam que quase metade (45%) das healthtechs foram criadas entre 2019 e 2021.

Os resultados mostraram também que esse ecossistema precisa se capacitar para que os diversos sistemas e organizações trabalharem em conjunto (interoperar) de modo a garantir que pessoas, organizações e sistemas interajam para trocar informações de maneira eficaz e eficiente.

E para que essa mudança de paradigma ocorra, o mercado precisa de parceiros que entendam o processo de ponta a ponta. Essa é a solução tecnológica oferecida pela Shield Company por meio da plataforma Shield 360 Vision.

Com um aporte inicial de R$ 10 milhões, a empresa reuniu experientes profissionais da indústria farmacêutica, saúde e tecnologia capazes de oferecer soluções para integrar quatro mercados fundamentais do setor: indústria farmacêutica, centros de pesquisa, redes hospitalares e operadores logísticos. Tudo isso garante mais velocidade e modernidade na entrega do que verdadeiramente importa: atender à necessidade do paciente e cuidar da vida.

“Nossa plataforma digital contribui para que haja uma sistematização para integrar todo esse complexo ecossistema desde a pesquisa científica, passando por operação logística da medicação, equipamento, insumo ou vacina, até mesmo a conexão entre o médico, indústria farmacêutica e o paciente, seja ele no ambiente de residencial, consultório ou hospitalar. São vários modais que podem ser integrados ou não, a depender da necessidade do cliente, realizando a gestão de dados. É algo único no mercado e que faz a diferença, estamos, de fato, otimizando processos e modernizando o setor”, reforça David Bueno, CEO da Shield Company.

A Shield 360 Vision, que é a orquestradora de tudo isso, é composta por dezenas de módulos que integram de forma inteligente os principais processos da cadeia de produtos, serviços de saúde e pacientes e recebe constantemente atualizações, estando sempre alinhada com as tendências mais atuais de tecnologia.

Exemplo de operação

Com a sua tecnologia inteligente, a healthtech foi responsável pela gestão do processo de distribuição e rastreio, além da produção de embalagens inteligentes para transporte das vacinas da Pfizer contra o covid-19. A solução já foi usada no transporte de cerca de 50 milhões de doses que exigem cuidado extremo de preservação de temperatura a -70ºC.

 Com uma equipe totalmente preparada para cocriar soluções para seus clientes, a Shield Company está investindo massivamente em desenvolvimento, produção e atualização de portifólio. “Temos criado aplicativos amigáveis de conexão entre médico, paciente e indústria, garantindo a aderência e acompanhamento do tratamento, além de oferecer serviços adicionais ao paciente com dicas de saúde e descontos”, complementa Bueno.

A Shield Company conta com não só com uma plataforma digital, que ajuda as indústrias, clínicas e profissionais da saúde a obter ganho de performance e informações em tempo real nos processos que suportam a prevenção e o tratamento dos pacientes, como também tem embalagens inteligentes 100% recicláveis com data loggers acoplados.

Seu principal produto, a Shield 360 Vision, é um software modular que faz toda gestão de dados, conectando os interlocutores da saúde de ponta a ponta: centros de pesquisa clínica, hospitais, médicos, distribuidores, seus inúmeros fornecedores e até os pacientes são beneficiados com a digitalização e compartilhamento de dados nos mais variados processos.

Essa plataforma permite que a tomada de decisão seja feita em tempo real, reduzindo falhas e custos.

“Essa tecnologia ajuda na economia de custos, porque otimiza tempo e evita perdas. Um gestor hospitalar, por exemplo, pode ter em um só lugar estatísticas e controle do todo o trânsito de insumos, equipamentos, consignados e medicações do hospital para maior rentabilidade e tomada de decisões, sem a necessidade da substituição dos sistemas vigentes”, detalha o CEO.

Lançada em junho de 2019, a Shield Company é uma healthtech que dispõe da plataforma Shield 360 Vision, que conecta laboratórios, operadores logísticos, centros de pesquisa, hospitais, pacientes e fornecedores. Conta também no seu portfólio com a família Shield Box, uma embalagem inteligente termolábil de alta performance e reutilizável que preserva a temperatura da medicação, vacina ou amostra biológica por até 200 horas e não gera resíduo na natureza.

Atualmente, a companhia tem uma equipe de 40 colaboradores e já atende 30 empresas, entre elas a Grupo Elfa, Hospital Sírio Libanês e IBL. Está localizada na cidade de Campinas, em site fabril de 2.500m² e filial em São Paulo com mais de 600m².

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários