A Blau Farmacêutica encerrou o segundo trimestre com a retomada dos resultados em relação ao trimestre anterior e seguindo mesmo patamar do segundo trimestre de 2022, trimestre em que a companhia registrou um de seus maiores faturamentos históricos. Com 9% do faturamento provenientes de novos produtos, a Blau registrou receita líquida de R$ 364 milhões e crescimento de 41% relação ao primeiro trimestre. Além disso, três novos medicamentos foram lançados no trimestre, com mercado endereçável total de R$ 163 milhões.
“Desde o início do ano, estamos trabalhando em diversas iniciativas de curto, médio e longo prazo visando a ampliação de nossa capacidade produtiva, com obras de melhorias em todas as plantas e o início das vendas dos medicamentos produzidos. Mesmo diante de grandes incertezas no mercado brasileiro e do cenário macroeconômico ainda volátil e desafiador, já estamos colhendo os frutos dos investimentos em PD&I, que totalizaram R$ 43 milhões neste trimestre, com novos produtos no portfólio. Também visando endereçar nosso crescimento futuro, no trimestre, concluímos a aquisição do Laboratório Bergamo e investimos USD 28 milhões na operação. Em conjunto, Blau e Bergamo passam a deter um dos portfólios mais completos no segmento onco-hemato, com uma das maiores capacidades produtivas do Brasil e um mercado endereçável total de aproximadamente BRL 10,0 bilhões”, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.
Outro negócio firmado pela Blau, ao final do trimestre, foi o novo contrato de longo prazo com a empresa coreana Green Cross Corporation (GCC), para o fornecimento de hemoderivados, com valor estimado que pode superar US$ 170 milhões até 2028, segundo o plano de negócios da companhia. Segundo Hahn, esta assinatura reforça a parceria de mais de 20 anos entre as empresas e o compromisso da Blau com o abastecimento de hemoderivados no mercado brasileiro, seguindo a regulação sanitária nacional e cumprindo os mais rigorosos padrões de qualidade, segurança e eficácia.
“Continuamos avançando nos projetos de ampliação de capacidade produtiva para atender às demandas do mercado, com expectativa de aumento do volume total produzido na comparação de 2023 com 2022. Com a liberação que recebemos da Anvisa para iniciar as vendas dos produtos da nova planta de especialidades, iremos aumentar em cerca de 30% a produção de medicamentos dessa Unidade, onde passamos a operar com três turnos no segundo trimestre”, destaca o CEO da companhia.
“Sabemos que temos desafios importantes pela frente, mas seguimos cautelosamente otimistas com o ano, focados nas melhorias de nossa performance operacional e felizes com os novos produtos lançados e a expansão da nossa capacidade produtiva, que prometemos no passado e conseguimos endereçar nesse trimestre”, reforça o executivo da Blau, que neste semestre dará início às operações comerciais próprias no Chile, Peru e Equador.
Com relação à estratégia da Blau Farmacêutica de verticalização e expansão de sua operação de coleta de plasma nos EUA, a aquisição de participação de 25% no 4º Centro de Coleta, situado em Jacksonville, Flórida, pelo montante de US$ 500 mil foi concluída. “O 4º Centro possui aprovação da FDA (Food and Drug Administration) para coleta de “plasma fresco”, e também para a coleta de “plasmas hiperimunes” – que possuem maior concentração de anticorpos para enfermidades específicas, como hepatite, tétano, entre outras, e que são mais valorizados pelo mercado. “O serviço será ampliado para os demais centros de coleta da companhia”, explica Hahn. No ano passado, o 4º Centro registrou receita líquida de aproximadamente US$ 2,7 milhões e atualmente possui capacidade de 36 pontos de coleta, que hoje representam 55 mil litros/ano.