quarta-feira, abril 24, 2024
Home News Genética: profissionais de saúde criam painéis inteligentes para atendimento a pacientes

Genética: profissionais de saúde criam painéis inteligentes para atendimento a pacientes

por Redação
0 comentário

Proporcionar resultados que contribuem para diagnósticos ainda mais individualizados e aprofundados é algo que a área da genética vem oferecendo de forma cada vez mais acessível dentro da medicina. E é nesse cenário que a Genera, laboratório brasileiro que realizar testes de ancestralidade, saúde e bem-estar, está ampliando seu campo de atendimento em parcerias com profissionais da área da saúde para proporcionar mais personalização e assertividade para os atendimentos especializados.

A parceria consiste na criação de um painel no qual o profissional escolhe dentre as centenas de marcadores genéticos já mapeados, de predisposição ou outras condições físicas, quais aqueles mais relevantes para sua prática clínica. Médicos, nutricionistas e profissionais do esporte podem aderir à parceria.

“Esse projeto busca trazer resultados e análises que fazem sentido ao profissional para que junto à Genera ele desenvolva um material de trabalho que vai ajudá-lo a se aproximar de seus pacientes em um atendimento diferenciado”, afirma Ricardo di Lazzaro Filho, médio e sócio fundador da Genera. “É importante frisar que o objetivo não é substituir os tradicionais diagnósticos. Nossos testes priorizam a prevenção para uma melhor qualidade de vida, trazendo a atenção para detalhes que muitas vezes não são notados e que podem encurtar caminhos até a meta final de cada um. Por isso a importância da parceria do laboratório com o especialista em cada passo desse painel”, conclui.

Para atuação nas áreas fitness, skincare, envelhecimento saudável, questões comportamentais e principalmente a prevenção e predisposição a doenças como câncer, diabetes, alzheimer e ausência de vitaminas, esses painéis aprimoram o atendimento dos profissionais e os aproximam de seus pacientes com um tratamento personalizado de acordo com o DNA da pessoa.

“Em primeiro lugar, consigo identificar dietas que são mais favoráveis para determinado tipo genético. Com isso, posso fazer um plano de emagrecimento, ou até de hipertrofia, por exemplo, para melhorar a qualidade de vida ou de prevenção de doenças relacionadas ao envelhecimento de forma individualizada. Isso é uma grande vantagem e um ponto positivo desses avanços da medicina”, afirma Gabriel Almeida, médico cirurgião, que aderiu o painel especial para profissionais.

Além disso, ele completa: “Quando conseguimos identificar uma alteração genética que pode transformar o indivíduo suscetível a determinada doença, como por exemplo o Alzheimer, a pessoa, de forma mais enfática, vai ter que se dedicar a atividade física e vai ter que seguir uma dieta já que ela porta o gene que favorece o desenvolvimento da doença. Com instruções específicas e personalizadas ela pode até vencer essa carga genética”.

Sobre a Genera

Criada por Ricardo Di Lazzaro e André Chinchio, a Genera é o primeiro laboratório brasileiro especializado em genética que realiza testes de ancestralidade no Brasil e que atua no mercado desde 2010 com o foco em inovação. Por meio da tecnologia é possível com o teste de ancestralidade analisar 700 mil pontos do DNA de uma pessoa possibilitando o acesso ao histórico genético de um indivíduo por pelo menos 5 gerações, em média 400 anos.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside