A Blau Farmacêutica, uma das principais indústrias farmacêuticas da América Latina, focada na produção de medicamentos de alta complexidade para o segmento institucional, obteve autorização para dar início à comercialização dos medicamentos fabricados nas duas novas linhas de produção de injetáveis, da planta P210, localizada na matriz, em Cotia, na região metropolitana de São Paulo.
Atualmente, as linhas operam em dois turnos e devem aumentar em cerca de 30% a oferta de medicamentos da Unidade de Especialidades, podendo ultrapassar essa perspectiva com a criação do terceiro turno. Essa planta foi inaugurada no final de 2022, com equipamentos de última geração, ambientes monitorados por inteligência artificial (BMS – Building Management System) e conta com um sistema integrado de audit trail, é focada na produção de medicamentos da Unidade de Especialidades. “Nossa meta é buscar uma alta capacidade produtiva com baixo custo operacional, aumentando cada vez mais a oferta dos nossos medicamentos de portfólio e os que estão no pipeline de lançamento. Tudo no mais alto nível em nossa indústria 4.0″, afirma Marcelo Hahn, CEO da Blau Farmacêutica.
Para as novas linhas, a Blau contratou 200 novos colaboradores nos últimos quatro meses para conseguir atender uma demanda de mercado existente e ter maior oferta dos produtos do portfólio.
Com forte investimento em PD&I, a Blau Farmacêutica segue focada em ampliar o número de medicamentos produzidos, para isso, investiu R$ 76 milhões no Blau Inventta e registrou recorde de produtos lançados — oito novos produtos no Brasil — e do número de medicamentos submetidos, sendo 20 pedidos de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e 19 em outros países da América Latina, em 2022.
“Em nosso pipeline até 2026, possuímos 49 produtos em diferentes estágios de desenvolvimento, com mercado endereçável total de R$ 7,8 bilhões. Continuamos investindo em nossa indústria, buscando melhorar nossa performance operacional para lançarmos novos produtos e aumentar nossa capacidade produtiva a fim de capturar oportunidades nos mercados em que atuamos, como estamos fazendo agora”, destaca Hahn.
No ano passado, a Receita Líquida da Blau foi de R$ 1,4 bilhão.