Luvas conectadas por Bluetooth podem ajudar no tratamento de Parkinson

Guillain-Barre Syndrome GBS, Peripheral Neuropathy pain in elderly patient on hand, fingers, sensory nerves with numb, muscle weakness from chronic inflammatory demyelinating polyneuropathy

O Centro de Comunicação da Universidade Chulalongkorn, em Bangcoc, anunciou na semana passada um novo produto que promete auxiliar no tratamento da doença de Parkinson. Trata-se de luvas conectadas via Bluetooth a dispositivos móveis com estimuladores musculares que prometem uma redução imediata dos tremores.

Segundo a médica Onanong Phokaewvarangkul, que participou da equipe de pesquisadores que desenvolveu o protótipo das luvas, em comunicado oficial, elas utilizam a estimulação muscular elétrica para redução de tremores sem necessidade de aumento da medicação e com redução da necessidade de cirurgia cerebral.

De acordo com o neurocirurgião especializado em Parkinson, médico Bruno Burjaili, as luvas são um dispositivo promissor para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, mas não devem ser substitutos para as cirurgias. “O dispositivo é uma novidade bastante promissora para a redução de tremores, que são o principal problema para quem sofre de Parkinson e trazem boas perspectivas, uma excelente inovação que pode trazer diversos benefícios a pessoas que têm dificuldade com os medicamentos.”

O neurocirurgião diz que, além do uso para tratamento, também poderão, eventualmente, vir a ser úteis no diagnóstico e acompanhamento da evolução dos resultados de cirurgias para os pacientes. Burjaili pontua, no entanto, que, apesar de ser bastante importante, o dispositivo não deve substituir a necessidade de cirurgia, em especial a de marca passo cerebral, em casos mais avançados onde a intervenção cirúrgica é indicada.

As luvas são controladas através de um aplicativo de celular e são capazes de armazenar dados sobre os tremores e estímulos para eventuais análises posteriores sobre o caso do paciente.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários