A VTEX acaba de anunciar mais um recurso que reforça seu comprometimento com a inovação: o Suri Shop, nova funcionalidade criada pela Suri by Chatbot Maker que permite que os usuários da VTEX criem uma loja digital dentro do WhatsApp. Já há algum tempo, o WhatsApp vem se destacando como um canal de vendas poderoso por já estar presente na rotina diária dos consumidores, eliminando a necessidade de fazer download de outros aplicativos para realizar compras com facilidade, e a parceria estratégica entre VTEX e Suri vem para reforçar essa tendência e melhorar experiência dos clientes.
A rede de farmácias Pague Menos e Extrafarma já está colhendo os frutos da integração entre VTEX e Suri Shop. Com a nova funcionalidade, a rede de farmácias conseguiu estabelecer uma presença contínua no WhatsApp, transformando-o em uma vitrine virtual disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Os clientes puderam, então, explorar e adquirir produtos de forma conveniente, sem precisar sair do ambiente familiar do WhatsApp. Além disso, os consumidores conseguem escolher a forma de entrega (delivery ou retirada) e de pagamento (Pix ou cartão de crédito).
Os resultados da adoção da tecnologia foram impressionantes: já nos três primeiros meses de 2024, a rede observou um aumento nas conversões de mais de 500% — um resultado de três a quatro vezes maior que a média nacional.
Construção de uma jornada personalizada
A gerente de televendas da Pague Menos e Extrafarma, Sheila Planas, explicou que a necessidade de repensar a forma de atender os clientes surgiu com a pandemia de Covid-19. “Anteriormente, os clientes iam mais às lojas físicas, no entanto, com a pandemia, eles passaram a realizar pedidos pelo telefone e WhatsApp”, afirmou a executiva.
Porém, somente com a versão Business da ferramenta, não era possível criar relatórios, dimensionar o volume de atendimento e saber quais atendimentos priorizar. Foi então que a Pague Menos entrou em contato com a Suri para começar a construção de uma jornada no WhatsApp, em colaboração direta com o time da Suri by Chatbot Maker. A partir das necessidades apresentadas pela equipe de televendas da rede de farmácias, os desenvolvedores da Suri formataram o produto para atender às demandas específicas, colhendo feedbacks para a constante melhoria da experiência. Desde então, a parceria tem apresentado êxito, consolidando o WhatsApp como um forte canal digital para as vendas da Pague Menos e Extrafarma.
A integração entre VTEX e Suri Shop já está gerando resultados expressivos a muitas outras organizações. O objetivo é descomplicar o processo de vendas das empresas dentro do WhatsApp, proporcionando assim uma experiência de compra simples e rápida dentro de um dos aplicativos preferidos dos brasileiros.