Huawei destaca uso de IA e 5G no combate à pandemia na China

A Huawei  realizou um webinar destacando a importância das soluções tecnológicas no combate à pandemia do novo coronavírus, SARS-COV-2. As ações realizadas na China foram destaque da palestra feita por Simon Tsang, Consultor Sênior e Facilitador Educacional da empresa.

Simon destacou que empresas, sociedades e governos devem colaborar diante de um evento destas proporções, atuando em duas principais áreas: na prevenção da disseminação da doença e na prevenção de pontos de entrada e saída.

Na prevenção da disseminação da doença, além dos testes, monitorar e interpretar dados de maneira rápida e eficiente, é vital. Para ajudar nos diagnósticos, a utilização de Inteligência Artificial torna a obtenção dos resultados até seis vezes mais rápida, com análise completa apenas 30 segundos após o resultado obtido pelos computadores. Esta solução já está implementada e sendo utilizada no Brasil pelo Instituto de Radiologia (InRad) e pelo InovaHC, ambos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universirdade de São Paulo (HCFMUSP) (acesse link para vídeo).

A tecnologia 5G também foi usada na China para a colaboração entre médicos. Distantes 700km, entre Zhejiang e Wuhan, especialistas realizaram procedimentos de diagnósticos e cirúrgicos, maximizando os recursos técnicos para salvar vidas.

Na prevenção dos pontos de entrada e saída, drones e dispositivos entram em ação. Entre as cidades, os drones podem ser usados para alertar a população dos protocolos de saúde, assim como monitorar tráfego e até serem usados para esterilizar áreas. Em aeroportos, scanners podem medir a temperatura corpórea e identificar possíveis sintomas, além de apontar transeuntes que não estão usando máscara – tanto para a produção de estatísticas quando para que autoridades alertem para o protocolo correto.

“É importante compartilhamos informações para que as boas experiências possam gerar ideias, em todo o mundo, no combate à pandemia. A demanda pelas soluções de IA e Cloud aumentaram, assim como a aceleração da implementação de redes 5G. Além das soluções no combate à pandemia, a tecnologia também está sendo importante para manter as pessoas em casa, já que muitas das atividades passaram a acontecer dentro delas”, afirmou Simon Tsang.

 

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários