Unimed Litoral usa reconhecimento facial para reduzir filas em clínica

No ecossistema da saúde, a colaboração entre operadoras de planos de saúde e empresas de tecnologia tem se mostrado uma estratégia eficaz para enfrentar e resolver desafios operacionais. Um exemplo ocorre na Unimed Litoral, em Santa Catarina. A cooperativa médica, com sede em Itajaí e Balneário Camboriú, identificou um desafio comum enfrentado por muitas operadoras de planos de saúde: longas filas e tempo de espera elevado para pacientes em sua clínica. Esses problemas não apenas afetam a satisfação, mas também comprometem a eficiência do atendimento e a gestão dos recursos.

Check-in Online com QR Code e Reconhecimento Facial

Em resposta às demandas da Unimed Litoral, a Nina Tecnologia, empresa com sede em Santa Catarina, desenvolveu um produto inovador: trata-se do check-in antecipado, por onde o paciente recebe, via e-mail ou WhatsApp, um link onde pode realizar todo o processo burocrático de pré-atendimento no conforto de sua casa.

Nos últimos dois anos, na Unimed Litoral, mais de 40 mil atendimentos foram abertos automaticamente por check-in antecipado com QR Code. Em 2024, um novo recurso foi ativado: o check-in com reconhecimento facial. Disponível de forma adicional ao QR code em totens de atendimento, essa tecnologia utiliza as próprias câmeras de monitoramento da clínica para identificar os pacientes e abrir automaticamente os atendimentos. “De uma necessidade identificada junto com o cliente, desenvolvemos uma nova solução para as empresas de saúde”, diz Roberto Dozol, CEO de Nina Tecnologia.

“A integração do software da Nina Tecnologia com o sistema de gestão de acessos da Unimed Litoral ilustra o impacto positivo dessa parceria. O reconhecimento facial não apenas reduz o tempo de espera e evita filas, mas também melhora a eficiência geral do atendimento”, diz Davi Pinto, Gerente de Atenção Integral à Saúde da Unimed Litoral.

Histórico de Sucesso e Melhoria Contínua

A colaboração entre a Unimed Litoral e a empresa de tecnologia começou há quatro anos com a implementação da Plataforma Nina, que gerencia a comunicação entre a operadora e seus pacientes e ajuda a lembrar os pacientes sobre seus compromissos de saúde, reduzindo o absenteísmo na saúde. A plataforma foi responsável por aumentar a taxa de confirmação de consultas de 36% para 90%, permitindo à Unimed Litoral reutilizar horários vagos de consultas a outros pacientes em fila de espera e reduzir a ociosidade profissional. “Parcerias como essa são essenciais para a evolução contínua do setor de saúde, pois o mercado exige soluções inovadoras que atendem às necessidades dos clientes e melhoram a qualidade dos serviços prestados”, relatou o Presidente da Unimed Litoral, Dr. Umberto D`Ávila.

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