quinta-feira, março 28, 2024
Home News Conexões de internet da RNP nas universidades podem ser usadas para expandir Telessaúde

Conexões de internet da RNP nas universidades podem ser usadas para expandir Telessaúde

por Redação
0 comentário

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa conecta 1.237 campi em mais de 900 municípios brasileiros. “O que falta é a integração dos gestores para que o programa avance e chegue aos hospitais e unidades básicas de saúde”, avaliou o coordenador da Rede Universitária de Telemedicina, Luiz Ary Messina, durante o Fórum RNP 2016.

Governo, estados e municípios devem trabalhar para potencializar o uso da tecnologia no sistema público de saúde. O alerta foi feita nesta quinta-feira, 10, por especialistas no painel “Políticas Públicas de Telemedicina e Telessaúde no Brasil”, no Fórum RNP 2016.

Segundo o coordenador da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) já conecta 1.237 campi universitários, o que significa mais de 900 municípios com internet de qualidade. “O que falta é a integração dos gestores para que o programa avance e chegue aos hospitais e unidades básicas de saúde.”

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, Antônio Nardi, destacou que a informatização do sistema é uma das prioridades atuais da pasta. “Já temos uma rede bem estabelecida no país. O que temos de fazer é que essa rede seja utilizada para a formação e a capacitação dos profissionais de saúde em prol do cidadão. Esse investimento não adianta nada se o cidadão não for alcançado.”

Antônio Nardi apresentou os principais objetivos e resultados do programa Telessaúde Brasil Redes, implantado em 2007 pelo ministério. O programa oferece teleconsultorias, telediagnósticos e tele-educação a gestores e profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 46 Núcleos de Telessaúde estão implantados em 23 estados do país. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) é parceiro do programa, por meio da RNP.

“A tecnologia permite que o paciente seja monitorado dentro da sua casa. Isso pode gerar uma grande economia, ao evitar deslocamentos e encaminhamentos desnecessários”, acrescentou o médico Fernando Cupertino, membro do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Já o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Guimarães, defendeu a capacitação dos gestores que vão assumir os cargos nas prefeituras brasileiras em 2017. “Teremos 3 mil novos secretários municipais de saúde em janeiro próximo. O Conasems desenvolveu um manual e vai promover encontros presenciais nos estados para explicar o que é o SUS e a que pontos os gestores devem ficar atentos.”

Ele lembrou a implantação do prontuário eletrônico do SUS, uma exigência do Ministério da Saúde. Segundo ele, o conselho tem buscado ouvir os gestores sobre os entraves para informatizar o processo. “É necessário um esforço para aproximar a utilização dessas novas tecnologias de acordo com as expectativas de gestores.”

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside