App gratuito usa algoritmo para calcular níveis de triglicerídeos no sangue

Com o objetivo de auxiliar no diagnóstico precoce e na conduta frente à suspeita da síndrome da quilomicronemia familiar (SQF), doença genética rara descrita principalmente por níveis altos de triglicerídeos no sangue, a PTC Therapeutics, biofarmacêutica global, e o departamento de aterosclerose da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) desenvolveram a Calculadora SQF.

O aplicativo foi desenvolvido a partir do estudo europeu “FCS Score”, que propõe uma ferramenta de diagnóstico baseada em algoritmo para identificação da doença e pode ser facilmente traduzida na prática. “A partir da avaliação de alguns critérios, a calculadora gera uma pontuação que pode ajudar no diagnóstico da doença. Com isso, médicos e profissionais de saúde podem analisar seus pacientes de forma mais célere e precisa”, explica a cardiologista, Maria Cristina Izar, professora do setor de lípides, aterosclerose e biologia vascular da Universidade Federal de São Paulo.

A SQF é uma condição que atinge entre uma e duas pessoas a cada um milhão. Enquanto os níveis normais de triglicérides giram em torno de 150mg/Dl, o indivíduo com SQF pode chegar a ter valores 100 vezes maiores. Entre os sinais e sintomas mais comuns da doença estão: dores abdominais, episódios de pancreatite e depósitos de gordura no fígado, também chamado esteatose.

O app é gratuito e está disponível para dispositivos iOS e Android.

Related posts

ABSeed Ventures investe R$ 2 milhões na Clinia

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina