Sistema de IA consegue diagnosticar doenças em crianças

Uma equipe de pesquisadores da China e dos EUA desenvolveu um sistema de inteligência artificial (IA) que consegue “ler” os registros de saúde e fornecer diagnósticos com a precisão.

Num artigo publicado na terça-feira,12, na Nature Medicine, os pesquisadores contaram que construíram um sistema baseado em AI que consegue diagnosticar automaticamente doenças pediátricas depois de processar os sintomas, histórico médico e outros dados clínicos do paciente.

A fim de treinar e validar o sistema, os cientistas o utilizaram para estudar e interpretar registros de saúde eletrônicos coletados de mais de 1,36 milhão de visitas pediátricas num centro de referência da China.

O sistema mostra um nível alto de precisão comparável ao de pediatras experientes e pode ajudar os médicos a diagnosticar doenças complexas e raras através de previsões de diagnóstico, de acordo com a tese.

Ademais, o sistema pode ajudar na triagem médica, que é muito importante para as áreas carentes de recursos médicos.

“O estudo demostra que a AI pode ajudar a diagnosticar mais doenças depois de estudar sistematicamente os registros de saúde, mas nós ainda temos muito a fazer”, disse Xia Huimin, coautor da tese e pesquisador do Centro Médico de Mulheres e Crianças de Guangzhou. “Precisamos de dados de maior variedade para consolidar o nível de precisão do sistema”, acrescentou ele.

“Além disso, a coleta e análise dos dados de alta qualidade são um processo duradouro que requer a cooperação estreita entre engenheiros de algoritmo, clínicos e epidemiologistas”, apontou Xia.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários