Vera Cruz Casa de Saúde é acreditada com ‘Excelência’ pela ONA

O Vera Cruz Casa de Saúde, em Campinas (SP), deu mais um passo importante para a qualidade da assistência em saúde prestada à comunidade do interior paulista. A unidade acaba de conquistar a certificação “Nível 3 – Acreditado com Excelência”, o mais elevado dos padrões da Acreditação ONA Organização Nacional de Acreditação, órgão independente, reconhecido internacionalmente. A qualificação impacta diretamente no acolhimento e atesta que a instituição segue protocolos rigorosos sob diversos aspectos, especialmente na questão de segurança do paciente. A participação das instituições é voluntária.

Claudia Matias, gerente de qualidade do HUB Campinas – Grupo Vera Cruz Hospital Care, do qual a Casa de Saúde faz parte, destaca três marcos fundamentais na história desta conquista. “Tudo começou em 2019, quando o Vera Cruz assumiu a gestão da Casa de Saúde e deu início aos alicerces deste trabalho. Implantamos políticas da qualidade, diretrizes e processos na parte assistencial e de apoio e melhorias estruturais. Menos de um ano depois, veio a pandemia Covid-19 e a Casa de Saúde cumpriu sua missão, tornando-se a unidade referenciada para o atendimento de pacientes durante a pandemia em nossa região. Chegamos a contar com oito Unidades de Terapias Intensivas (UTIs), com resultados positivos conforme referências internacionais. Em meio a esse cenário, o hospital fortaleceu processos e foi certificado direto no “Nível 2* – Acreditado Pleno da ONA”, o que significa que a instituição não só atendeu a todos os quesitos do “Nível 1* – Acreditado”, mas já estava apto a todas as exigências do nível seguinte. E o terceiro ponto é que, dois anos depois, durante o processo de revalidação do Nível 2, já com uma nova realidade, sendo uma unidade geral de alta complexidade para atendimento adulto e pediátrico e tendo um centro cirúrgico com aumento de volumetria, o hospital abraça a causa de dar mais um importante avanço, chegando ao nível mais alto”, explica.

Embora os avanços da Casa de Saúde tenham sido positivos e relativamente rápidos, Claudia explica que não se trata de um processo simples. “A metodologia para essa conquista inclui uma avaliação sistêmica, que olha os processos, a governança, a estrutura, gestão de pessoas, serviços de apoio e todos os demais, com foco em ter menos desperdício, mais eficiência e satisfação de todos os stakeholders. Ou seja, todos saem ganhando”, enfatiza a gerente, que já coordenou a conquista dessas certificações no Vera Cruz Hospital e no Vera Cruz Oncologia, em processos que atendem as diretrizes da acreditação, há mais de dez anos.

Equipe

Para Eduardo Pinheiro Zarattini Anastacio, diretor técnico e geral do Vera Cruz Casa de Saúde, este upgrade para o Nível 3, motivou ainda mais o time da unidade. “Essa conquista representa muito para as equipes e percebemos, de forma genuína, a felicidade de todos. Afinal, todos se dedicam no dia a dia à execução dos processos e se prepararam com muito entusiasmo para a visita de avaliação externa visando demonstrar a cultura de melhoria contínua”.

Outro ponto destacado por Anastacio é que o Vera Cruz Hospital é uma inspiração para a Casa de Saúde. “Essas conquistas vieram após adotarmos a ‘cultura Vera Cruz’ na Casa de Saúde, por meio de muitos avanços, especialmente pautados em excelência e vanguarda, e principalmente na valorização das pessoas que aqui estão. Inclusive, participam da iniciativa ‘Nosso jeito de ser Vera Cruz’, programa com foco na cultura de cuidado centrado no paciente e que, atualmente, está presente nas 15 unidades que integram o grupo em Campinas e região”, relata.

“Apesar dos desafios estruturais devido ao nosso prédio ser centenário e da cultura enraizada – o que é comum em qualquer hospital que venha a trilhar este caminho – a união de esforços promoveu uma superação conjunta. Sobretudo pelo apoio da diretoria e do setor de qualidade do Vera Cruz, que orquestraram com muita elegância este processo. Afinal, envolveu a habilidade de ‘colocar todo mundo na mesma página’; ou seja, foi necessário fazer os controles, as cobranças, as entregas de cada setor e avaliar se estava a contento, ou não. Neste cenário, seria muito fácil gerar conflitos e desencadear dificuldades para se atingir o objetivo. Porém, foi executado com extrema elegância e maestria”.

Julcilene de Oliveira, analista da Qualidade da Casa de Saúde observou com satisfação que ficou claro, inclusive para os avaliadores externos o fato da conquista da acreditação não ser “uma bandeira do setor de qualidade”, mas sim de todo o hospital”.

Anastacio ainda enfatiza que o êxito não é o fim de um processo, mas, sim, o quanto ele faz sentido e traduz um propósito. “A conquista de uma acreditação representa o amadurecimento de nossa operação, a consolidação ao atingir o nível máximo e, principalmente, a felicidade legítima de cada um dos colaboradores envolvidos no processo. Isso nos motiva a buscar cada vez mais conhecimento, capacitação, tecnologia, humanização e demais ferramentas que nos permitam superar as expectativas de nossos pacientes, colaboradores, fornecedores, parceiros e todos os demais stakeholders. Afinal, a conquista é conjunta”, conclui.

Organização Nacional de Acreditação

A ONA (Organização Nacional de Acreditação) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos, reconhecida pelo Ministério da Saúde, que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente e nas boas práticas do serviço hospitalar. A Acreditação da ONA tem caráter eminentemente educativo, voltado para a melhoria contínua, sem finalidade de fiscalização ou controle oficial/governamental, e sua metodologia é reconhecida internacionalmente pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Níveis de Acreditação:

Nível 1

Acreditado

 

A instituição cumpre ou supera em 70% ou mais os padrões e quesitos de segurança do paciente, dentro das definições da ONA.

São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.

Certificado válido por dois anos

Nível 2

Acreditado Pleno

 

Com olhar nos processos e gestão integrada, exige que a instituição cumpra ou supere em 80% ou mais os padrões de qualidade e segurança; bem como cumpra ou supere em 70% ou mais os padrões de gestão integrada, com processos ocorrendo de forma fluída e plena comunicação entre as atividades.

Certificado válido por dois anos

Nível 3

Acreditado com Excelência

 

Essa avaliação atesta a excelência em gestão da instituição. Sendo necessário cumprir ou superar em 90% ou mais os padrões de qualidade e segurança; cumprir ou superar em 80% os padrões de gestão integrada; e cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.

Certificado válido por três anos.

Fonte: ONA

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários