InovaçãoNewsNewsletter

Neuralink apresentará seus progressos no desenvolvimento de chips cerebrais

1

Elon Musk, CEO da SpaceX e da Tesla fundador da Neuralink, uma empresa que está desenvolvendo uma interface cérebro-máquina buscando resolver uma variedade de problemas relacionados ao cérebro, fará uma apresentação em 28 de agosto para discutir seu progresso no desenvolvimento de chips cerebrais.

Segundo Musk, o Neuralink poderia adicionar uma terceira camada de superinteligência digital no cérebro humano para evitar a escravização de máquinas de Inteligência Artificial (IA). O Neuralink visa alcançar a conexão humana com a IA “para minimizar o risco existencial para a humanidade e a consciência como a conhecemos”. Ele explicou que o cérebro tem dois sistemas: a primeira camada é o sistema límbico responsável pelos impulsos. A segunda camada é o sistema do córtex que tenta controlar o sistema límbico, agindo como uma camada de inteligência. A terceira camada pode ser o Neuralink, localizada em cima dessas duas camadas para trabalhar em conjunto. “Talvez possa haver uma camada terciária onde se encontra a superinteligência digital.

Durante a primeira apresentação do Neuralink em julho de 2019, Musk, juntamente com os engenheiros médicos, descreveu um chip muito pequeno que poderia permitir que um indivíduo paralisado controlasse um smartphone ou computador com sua mente. O chip é chamado de “N1”, mede 4 por 4 milímetros e possui 1.024 eletrodos. A empresa disse que isso não havia sido alcançado antes. Para perspectiva, as interfaces cerebrais existentes por outras empresas para pacientes com Parkinson atualmente possuem apenas 10 eletrodos.

Musk inicialmente visa focar no aspecto médico da interface neural, como resolver problemas de mobilidade com indivíduos paralisados. Por fim, sua equipe tem como objetivo obter ‘simbiose’ com Inteligência Artificial (IA).

Ambev produz equipamento médico em impressora 3D com custo 270 vezes menor do que os importados

Artigo anterior

Wall Mart confirma planos de entrar no mercado de planos de saúde de baixo custo

Próximo artigo

1 Comentário

  1. […] Neuralink, startup de neurociência do empresário bilionário Elon Musk, revelou na última sexta-feira, 28, que  uma porca chamada Gertrude experimentou um chip de computador do tamanho de uma moeda em seu […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar