MPD Engenharia amplia presença na construção civil para o segmento de saúde no Brasil

A MPD Engenharia atua em diversos segmentos da construção civil e tem expandido sua atuação no setor de saúde nos últimos anos. Com mais de 4,6 milhões de m² de área construída e em construção e um faturamento anual equivalente a 1 bilhão de reais, a empresa desenvolve, implanta e constrói projetos variados, incluindo hospitais, centros de distribuição de medicamentos e laboratórios farmacêuticos e de diagnóstico. A MPD Engenharia se destaca pela expertise e referência em obras que contribuem para a saúde do país.
Segundo as perspectivas globais elaboradas pela Deloitte sobre o setor da saúde em 2024, o Brasil gasta aproximadamente 9,3% do seu PIB nessa área, totalizando cerca de R$ 800 bilhões, com uma divisão equilibrada entre os setores público e privado. Neste mercado, cerca de 50,9 milhões de brasileiros utilizam serviços de saúde privados, enquanto o restante depende de serviços não regulamentados ou do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse cenário reforça a necessidade de investimentos contínuos do setor da saúde e de empresas preparadas tecnicamente e em qualidade para entregar as grandes obras desse segmento.

A construtora já entregou importantes projetos, como o Hospital do Câncer A.C. Camargo no bairro da Liberdade (SP), a Fundação da Área da Saúde de Campinas, o Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, o InCor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, o Hospital Moinhos de Vento, o Hospital Metropolitano de Salvador, o Hospital Universitário de Botucatu, Hospital Regional de Barueri, Laboratório Pasteur dentro da Cidade Universitária USP e a construção da planta fabril de hemoderivados no complexo da Hemobrás, que ajudará o Brasil e o SUS a se tornarem autossuficientes na produção de medicamentos para o tratamento de hemofilia A.

Atualmente, a empresa é a responsável também pela obra de retrofit e ampliação da unidade hospitalar de Contagem (MG) para a Unimed e pela construção do Hospital Rede D’or São Luiz em Alphaville, Construção do Hospital Estadual de Franca, Construção do Hospital da UNIMED de Campinas, entre outras obras do segmento, demonstrando a importância dessa frente de atuação para os planos de negócio da companhia. Estas obras envolvem uma complexidade técnica significativa, abrangendo instalações elétricas e hidráulicas específicas, além da implementação de sistemas HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) que garantem ambientes controlados e adequados para as necessidades hospitalares.

“Atuar no setor de saúde é um desafio que exige inovação e compromisso constante com a qualidade. Este segmento de extrema complexidade demanda construtoras com expertise comprovada e atualização no uso de tecnologias de última geração. Estamos orgulhosos dos projetos que já entregamos e animados com os novos empreendimentos em andamento e com as possibilidades futuras. Nosso objetivo é continuar oferecendo infraestruturas modernas e funcionais que atendam às necessidades da população,” afirma Fábio Nossaes, diretor de operações da MPD.

A empresa também se dedica à criação de laboratórios de pesquisa, postos de atendimento e complexas estruturas de produção e distribuição de medicamentos. Assegurando a qualidade dos seus processos, a companhia conta com a certificação ISO 9001:2015. Além disso é reconhecida por sua capacidade de atender às exigências técnicas e ambientais do setor de saúde, fornecendo soluções inovadoras e humanizadas, com a utilização de ferramentas como a da tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), bem como a Realidade Aumentada e ferramentas de gestão, que garantem excelência em todas as etapas do processo construtivo.

Com mais de 40 anos de experiência, a MPD Engenharia reafirma seu papel como uma parceira estratégica no desenvolvimento de infraestruturas de saúde, solidificando sua posição no mercado e contribuindo para o bem-estar da população. “O setor da saúde é extremamente importante para MPD e já representa ganhos significativos na nossa receita. A expectativa é que a cada ano, consigamos celebrar novos contratos no segmento da saúde, afirma Nossaes.”

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários