MPD Engenharia amplia presença na construção civil para o segmento de saúde no Brasil

A MPD Engenharia atua em diversos segmentos da construção civil e tem expandido sua atuação no setor de saúde nos últimos anos. Com mais de 4,6 milhões de m² de área construída e em construção e um faturamento anual equivalente a 1 bilhão de reais, a empresa desenvolve, implanta e constrói projetos variados, incluindo hospitais, centros de distribuição de medicamentos e laboratórios farmacêuticos e de diagnóstico. A MPD Engenharia se destaca pela expertise e referência em obras que contribuem para a saúde do país.
Segundo as perspectivas globais elaboradas pela Deloitte sobre o setor da saúde em 2024, o Brasil gasta aproximadamente 9,3% do seu PIB nessa área, totalizando cerca de R$ 800 bilhões, com uma divisão equilibrada entre os setores público e privado. Neste mercado, cerca de 50,9 milhões de brasileiros utilizam serviços de saúde privados, enquanto o restante depende de serviços não regulamentados ou do Sistema Único de Saúde (SUS). Esse cenário reforça a necessidade de investimentos contínuos do setor da saúde e de empresas preparadas tecnicamente e em qualidade para entregar as grandes obras desse segmento.

A construtora já entregou importantes projetos, como o Hospital do Câncer A.C. Camargo no bairro da Liberdade (SP), a Fundação da Área da Saúde de Campinas, o Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo, o InCor – Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP, o Hospital Moinhos de Vento, o Hospital Metropolitano de Salvador, o Hospital Universitário de Botucatu, Hospital Regional de Barueri, Laboratório Pasteur dentro da Cidade Universitária USP e a construção da planta fabril de hemoderivados no complexo da Hemobrás, que ajudará o Brasil e o SUS a se tornarem autossuficientes na produção de medicamentos para o tratamento de hemofilia A.

Atualmente, a empresa é a responsável também pela obra de retrofit e ampliação da unidade hospitalar de Contagem (MG) para a Unimed e pela construção do Hospital Rede D’or São Luiz em Alphaville, Construção do Hospital Estadual de Franca, Construção do Hospital da UNIMED de Campinas, entre outras obras do segmento, demonstrando a importância dessa frente de atuação para os planos de negócio da companhia. Estas obras envolvem uma complexidade técnica significativa, abrangendo instalações elétricas e hidráulicas específicas, além da implementação de sistemas HVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) que garantem ambientes controlados e adequados para as necessidades hospitalares.

“Atuar no setor de saúde é um desafio que exige inovação e compromisso constante com a qualidade. Este segmento de extrema complexidade demanda construtoras com expertise comprovada e atualização no uso de tecnologias de última geração. Estamos orgulhosos dos projetos que já entregamos e animados com os novos empreendimentos em andamento e com as possibilidades futuras. Nosso objetivo é continuar oferecendo infraestruturas modernas e funcionais que atendam às necessidades da população,” afirma Fábio Nossaes, diretor de operações da MPD.

A empresa também se dedica à criação de laboratórios de pesquisa, postos de atendimento e complexas estruturas de produção e distribuição de medicamentos. Assegurando a qualidade dos seus processos, a companhia conta com a certificação ISO 9001:2015. Além disso é reconhecida por sua capacidade de atender às exigências técnicas e ambientais do setor de saúde, fornecendo soluções inovadoras e humanizadas, com a utilização de ferramentas como a da tecnologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), bem como a Realidade Aumentada e ferramentas de gestão, que garantem excelência em todas as etapas do processo construtivo.

Com mais de 40 anos de experiência, a MPD Engenharia reafirma seu papel como uma parceira estratégica no desenvolvimento de infraestruturas de saúde, solidificando sua posição no mercado e contribuindo para o bem-estar da população. “O setor da saúde é extremamente importante para MPD e já representa ganhos significativos na nossa receita. A expectativa é que a cada ano, consigamos celebrar novos contratos no segmento da saúde, afirma Nossaes.”

Related posts

Abramge criar comitê para conhecer profundamente os problemas da judicialização da saúde

Hospital PUC-Campinas inicia serviço de Telemedicina

Grupo Vivhas cresce e expande operações em seu primeiro ano de atividade