Um estudo recente da Robert Half, com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), revela que o Brasil ocupa a liderança mundial em turnover, um desafio que se estende por praticamente todas as indústrias. Além disso, um estudo da American Progress revelou que, para a empresa, o custo de reposição de um funcionário é de 21% do salário anual, o que, segundo o relatório, representa um custo significativo para as empresas, pois envolve despesas com recrutamento, seleção, treinamento e integração de novos colaboradores.
Além disso, a falta de continuidade nas equipes também afeta a moral e a cultura da empresa, gerando um ambiente de trabalho instável. Sendo assim, os especialistas destacam que investir em estratégias de retenção de talentos é essencial para minimizar esses custos e promover um ambiente mais saudável e produtivo.
Na contramão deste cenário, onde a rotatividade crescente pode ser atribuída à falta de qualidade no clima organizacional, à ausência de reconhecimento, lideranças tóxicas e questões de saúde mental, a epharma partiu em busca de maneiras diferenciadas de mitigar os efeitos da rotatividade na equipe e melhorar a abordagem da felicidade corporativa na empresa.
Com mais de 20 anos de atuação e um quadro de mais de 500 funcionários, a empresa se destaca como uma das principais plataformas de gestão de benefícios de saúde do Brasil. Para a epharma, investir no bem-estar de seus colaboradores deixou de ser uma tendência e se consolidou como estratégia essencial para os negócios. Para isso, a área de Recursos Humanos da companhia procurou um benefício corporativo diferenciado que pudesse ajudar a promover um saudável equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
Diante desta missão, a solução encontrada foi o Férias & Co., primeiro benefício de viagens do mundo que vem se mostrando um forte aliado das empresas que se preocupam com o bem-estar e a qualidade de vida do time. “Ao criarmos um ambiente que prioriza a felicidade dos nossos colaboradores, temos visto resultados positivos em retenção de talentos e satisfação no trabalho”, afirma Bruna Pereira, Head de RH da epharma. Para a executiva, o Férias & Co. já demonstrou seu impacto, gerando uma economia de mais de R$578 mil e uma redução de 65% na taxa de turnover na epharma.
Dados internos da empresa revelam que em 2023, colaboradores que não utilizaram o Férias & Co. apresentaram uma taxa de rotatividade de 34% ao ano, enquanto os que aproveitaram o benefício mantiveram uma taxa de apenas 12%. “Esses números evidenciam que a implementação de benefícios relevantes não só promove a felicidade dos colaboradores, mas também é uma estratégia eficaz de retenção, com um impacto direto na saúde financeira da empresa”, conta Bruno Carone, fundador e CEO do Férias & Co.
Os resultados comprovam: mais de 300 viagens já foram realizadas pelos colaboradores da epharma utilizando o Férias & Co., explorando mais de 70 cidades no Brasil e no mundo. Experiências memoráveis como a de Jaderson Barbosa, Sales Analyst da empresa, que relatou sua gratidão pela “excelente experiência que superou expectativas”, mostram que o investimento em bem-estar também se reflete em uma cultura organizacional positiva.
“O caso da epharma nos trouxe números e histórias impressionantes, que nos fazem refletir sobre as condições de trabalho nas empresas e a importância de investir na felicidade corporativa. Ainda mais quando as companhias verificam os números de economia com turnover e afastamentos de colaboradores, o ganho é muito satisfatório”, completa Carone.