Genial Care expande rede de atendimento a crianças autistas em São Paulo

Com cerca de 70 milhões de pessoas no mundo vivendo com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), segundo a OMS, e mais de 2 milhões no Brasil, a demanda por centros especializados é crescente. Atenta a essa necessidade, a Genial Care, referência no cuidado ao autismo, inaugura duas novas unidades em São Paulo, nos bairros de Pinheiros e Anália Franco, ampliando sua atuação na capital paulista.

A unidade de Pinheiros, na Rua Teodoro Sampaio, inaugurada no dia 13 de janeiro, conta com 30 salas de atendimento, sendo três de Integração Sensorial. A unidade terá estrutura para atender famílias de toda a Zona Oeste. Já a unidade Anália Franco, na Zona Leste, contará com 20 salas e capacidade para atender dezenas de crianças e cuidadores, oferecendo duas salas dedicadas à Integração Sensorial.

“Nosso objetivo é criar uma experiência de cuidado centralizado e integrado, aliviando a sobrecarga dos pais que, muitas vezes, precisam conciliar diversas terapias e profissionais em locais distintos”, explica o fundador da Genial Care, Kenny Laplante.

A expansão reforça o compromisso da rede em oferecer atendimento de qualidade e acessível, aliando tecnologia, ciência e acolhimento às famílias. As novas Casas Geniais refletem a estratégia de crescimento da rede, que já está presente em Alphaville e bairros como Santana, Paraíso, e Anália Franco.

Conhecendo melhor as Casas Geniais

A Genial Care se destaca por unir tecnologia e acolhimento. Com presença consolidada em mais de oito bairros paulistanos, a rede de cuidado de saúde atípica conta com mais de 200 profissionais, entre terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e clínicos gerais.

“Com as novas unidades, estaremos mais próximos do nosso propósito, gerando mais acesso à intervenção de qualidade e proporcionando transparência e confiabilidade aos planos de saúde. A nossa rede de cuidado para crianças com autismo engloba avaliação integrada, intervenção da criança e orientação parental. A Genial Care tem como diferencial o uso de tecnologia própria e a capacitação constante dos terapeutas por meio do nosso núcleo interno de capacitação, culminando nos resultados positivos que impactam o desenvolvimento de crianças com autismo e suas famílias”, aponta Kenny.

Além disso, a rede é parceira de planos de saúde como Bradesco Saúde, Omint, Porto Saúde, Amil One e Alice Saúde, garantindo maior acesso às famílias. Segundo Laplante, a centralização do cuidado não só beneficia as crianças, mas também gera maior eficiência para os sistemas de saúde.

Daiane de Oliveira, mãe de uma criança atendida pela Genial Care, relata os avanços conquistados: “Antes, meu filho tinha comportamentos desafiadores, mas hoje ele se comunica melhor, pede o que precisa e até me convida para brincar. A Genial Care transformou nossa rotina.”

Esses resultados refletem o trabalho consistente da rede, que registra um NPS (Net Promoter Score) de 82, destacando a satisfação das famílias atendidas.

O autismo já supera o câncer como um dos maiores desafios financeiros para os planos de saúde. A Genial Care quer mudar isso 

O autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na comunicação e interação social, tem prevalência crescente em todo o mundo. Segundo o CDC (Centers for Disease Control and Prevention), 1 em cada 36 crianças nos Estados Unidos está dentro do espectro.

No Brasil, estima-se que mais de 2 milhões de pessoas sejam autistas, conforme o IBGE e o Ministério da Saúde. No entanto, o diagnóstico ainda é subestimado devido à falta de dados consolidados e à dificuldade de acesso a serviços especializados.

Os custos associados ao TEA também representam um desafio global. Pesquisas internacionais indicam que o cuidado com autismo pode ser mais caro do que o tratamento de muitas doenças crônicas, como o câncer, devido à necessidade de terapias contínuas e de longo prazo.

Nesse contexto, os planos de saúde desempenham um papel essencial para garantir que as famílias tenham acesso aos tratamentos necessários. Conforme o fundador da Genial Care, “os planos de saúde, quando bem estruturados, podem ser um diferencial significativo. Empresas que oferecem planos com ampla cobertura e baixa co-participação facilitam o acesso a tratamentos eficazes, promovendo um desenvolvimento mais acelerado para as crianças e uma maior tranquilidade para os pais”, explica.

Vencendo os desafios para um futuro mais resiliente do TEA

O Brasil enfrenta um longo caminho na ampliação do acesso a terapias adequadas: apenas 20% das crianças autistas recebem algum tipo de intervenção precoce, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Com investimentos de mais de US$ 17,5 milhões de fundos como General Catalyst, Canary e Atlantico, a Genial Care tem se consolidado como uma força transformadora nesse cenário.

A rede conta com um conselho clínico de excelência, incluindo especialistas como a Dra. Connie Kasari, presidente da International Society of Autism Research, e o Dr. Stephen Klasko, ex-CEO da Thomas Jefferson University. Essas parcerias são essenciais para o desenvolvimento de tecnologias avançadas e intervenções de ponta.

“Estamos comprometidos em transformar o cenário do autismo no Brasil. Oferecemos acesso a intervenções de qualidade, orientação parental e um modelo integrado que beneficia crianças, famílias e todo o sistema de saúde”, pontua Laplante.

A inauguração das novas unidades fortalece a posição da Genial Care como referência no cuidado ao TEA. Mais do que atender crianças, a rede promove um impacto positivo no desenvolvimento infantil e na qualidade de vida das famílias, alinhando ciência, acolhimento e inovação.

Related posts

Instituto São José conquista nível máximo na acreditação ONA

FIDI centraliza controle de credenciais e aprimora governança com nova solução digital

Combate a desperdícios evita gastos de R$ 1,8 milhão para plano de saúde em oito meses