Baxter lança novo medicamento reduz dor à injeção e inflamação

A Baxter Brasil acaba de lançar no Brasil o Spiva MCT-LCT, anestésico à base de propofol, com indicação intravenosa e utilizado na prática da anestesia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente cerca de 240 milhões de pacientes são submetidos a procedimentos cirúrgicos com anestesia no mundo, no Brasil o número chega a 12 milhões. O propofol é um dos medicamentos mais utilizados para a indução da anestesia em todo o mundo. Com o intuito de elevar o padrão de segurança do paciente, melhorar a eficiência e desfechos durante o procedimento, o lançamento tem como princípio ativo o Propofol-MCT/LCT, reduzindo significativamente a dor à injeção, devido à menor concentração de Propofol livre na preparação MCT/LCT, além de induzir uma resposta inflamatória menor ao paciente quando comparado ao Propofol-LCT.  Os estudos demonstraram menos danos hepáticos mediado pela sepse e no estresse oxidativo com o uso de uma combinação MCT/LCT em comparação com LCT isoladamente.

O Spiva MCT-LCT é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos, na sedação de pacientes adultos em uso de ventilação mecânica que estejam recebendo cuidados de terapia intensiva, para procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico. Ele atua como um depressor do sistema nervoso central, reduzindo a atividade mental e muscular. O medicamento tem alto potencial e ação rápida, o que o torna ideal para procedimentos cirúrgicos de curta duração.

O Spiva MCT-LCT foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 20 de março de 2023 e recomenda-se que o medicamento seja administrado por um profissional de saúde especialista em técnicas de anestesia (ou quando for o caso, por médicos treinados em cuidados de pacientes em terapia intensiva).

Related posts

Movimento em prol de saúde mais inclusiva tem apoio da ANS

Minsait desenvolve sistema que agiliza doação e transplante de órgãos, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Devices: a integração do mundo digital e físico no atendimento ao paciente