Baxter lança novo medicamento reduz dor à injeção e inflamação

A Baxter Brasil acaba de lançar no Brasil o Spiva MCT-LCT, anestésico à base de propofol, com indicação intravenosa e utilizado na prática da anestesia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anualmente cerca de 240 milhões de pacientes são submetidos a procedimentos cirúrgicos com anestesia no mundo, no Brasil o número chega a 12 milhões. O propofol é um dos medicamentos mais utilizados para a indução da anestesia em todo o mundo. Com o intuito de elevar o padrão de segurança do paciente, melhorar a eficiência e desfechos durante o procedimento, o lançamento tem como princípio ativo o Propofol-MCT/LCT, reduzindo significativamente a dor à injeção, devido à menor concentração de Propofol livre na preparação MCT/LCT, além de induzir uma resposta inflamatória menor ao paciente quando comparado ao Propofol-LCT.  Os estudos demonstraram menos danos hepáticos mediado pela sepse e no estresse oxidativo com o uso de uma combinação MCT/LCT em comparação com LCT isoladamente.

O Spiva MCT-LCT é indicado para indução e manutenção de anestesia geral em procedimentos cirúrgicos, na sedação de pacientes adultos em uso de ventilação mecânica que estejam recebendo cuidados de terapia intensiva, para procedimentos cirúrgicos e de diagnóstico. Ele atua como um depressor do sistema nervoso central, reduzindo a atividade mental e muscular. O medicamento tem alto potencial e ação rápida, o que o torna ideal para procedimentos cirúrgicos de curta duração.

O Spiva MCT-LCT foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 20 de março de 2023 e recomenda-se que o medicamento seja administrado por um profissional de saúde especialista em técnicas de anestesia (ou quando for o caso, por médicos treinados em cuidados de pacientes em terapia intensiva).

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários