quinta-feira, abril 18, 2024
Home News Empresas investem mais em gestão de saúde emocional dos trabalhadores

Empresas investem mais em gestão de saúde emocional dos trabalhadores

por Redação
0 comentário

Os problemas emocionais são os que mais estão demandando a busca de ajuda de trabalhadores e familiares nos programas de apoio aos empregados mantidos por grandes empresas, segundo levantamento da Optum, empresa de serviços de saúde e inovação, que atua hoje com análise de dados em saúde e gestão de saúde populacional no Brasil e faz parte do grupo UHG (UnitedHealth Group).

Levantamento da empresa mostra que de 32 mil atendimentos realizados pela Optum em 2018 no Brasil, 40,32% estavam relacionados a problemas desta natureza, que incluem situações de stress e depressão, entre outras ocorrências.

A busca por ajuda para a resolução de problemas jurídicos, como orientação em separações e pedidos de pensão, representou 31,93% das demandas no ano passado. Já a procura por auxílio para solucionar problemas sociais (como dúvidas sobre previdência social e internações hospitalares) responderam por 20,44% das ocorrências. Os atendimentos para dar suporte a problemas financeiros ficaram na quarta colocação, com 5,34% das chamadas. Incidentes críticos relacionados às empresas perfizeram o restante dos registros.

De acordo com o levantamento, as mulheres foram as que mais solicitaram ajuda nos programas estruturados pelas empresas, respondendo 55,21% dos casos. Na análise por faixa etária, funcionários de 30 a 39 anos são os que mais se valeram dos serviços de apoio ao empregado geridos pela Optum no Brasil. Este grupo respondeu por 41,73% dos casos notificados e atendidos. O segundo grupo que mais demandou atendimento foi o formado por colaboradores com idades entre 20 a 29 anos (23,78%), seguido por funcionários na faixa de 40 a 49 anos (20,52%) e 50 a 59 anos (6,51%).

Os programas de apoio ao empregado da Optum são realizados de forma personalizada e em diferentes frentes de atuação, que envolvem atendimento e aconselhamento telefônico ou presencial. A Optum disponibiliza também uma linha gratuita para contatos emergenciais, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os serviços são oferecidos para os trabalhadores e familiares das empresas que estão na ativa, afastados ou que estão aposentados. Os colaboradores recorrem aos programas de atendimento ao empregado por iniciativa própria ou são orientados pelo RH das empresas. Os colegas de trabalho que já passaram por atendimento do tipo também são fonte de estímulo para a busca de ajuda corporativa.

“O apoio das empresas é fundamental para melhorar a produtividade e ajudar os colaboradores que enfrentam dificuldades pessoais”, avalia Carmem Cremonezzi, gerente de operações de bem-estar da Optum no Brasil.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside