A GSK, farmacêutica global, lança o 1º Datathon em saúde da empresa no país. Realizado em parceria coma Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Albert Einstein, o desafio denominado “No Controle da Asma” acontecerá entre 17 de maio e 2 de junho. Voltado para pessoas que gostam de resolver problemas utilizando métodos de data analytics (análise de dados), o projeto tem o objetivo de gerar novos insights sobre a asma no Brasil a partir de bases de dados abertas fomentando também formas inovadoras de visualização do dado.
“Atualmente, no Brasil, os dados sobre o cenário da asma que abordam diagnóstico, internação, custos, mortalidade, fatores estruturais, sociais e ambientais estão pulverizados. Por isso, a competição, visa proporcionar um trabalho colaborativo de soluções a partir de uma maratona online, em que as equipes possam propor alternativas para que dados públicos de saúde sejam analisados de forma criativa, independente e que retratem a realidade da asma no Brasil”, explica Luciana Tarbes, gerente de Value Evidence and Outcomes da GSK.
A iniciativa faz parte do Programa de Inovação da GSK no Brasil, que tem como objetivo promover a inovação aberta e o intraempreendorismo na empresa, visando contribuir para uma nova forma de conduzir o negócio de maneira sustentável a médio e longo prazo.
Qualquer pessoa, maior de 18 anos, que seja estudante, cientista de dados, profissional da área da saúde, pesquisador, desenvolvedor ou designer, pode participar. As inscrições ficarão disponíveis entre os dias 30 de abril e 15 de maio de 2019 pelo site e serão aceitos grupos de três integrantes. “Buscamos pessoas conectadas, que tenham tecnologia como parte de suas rotinas, gostem de trabalhar com dados, entendam de analytics e acreditam que podem contribuir fazendo um mapeamento da asma no Brasil a partir de aspectos clínicos, científicos, estruturais, econômicos e sociais”, completa Luciana.
Serão levados em consideração impacto, originalidade, e qualidade visual dos projetos. Os três vencedores participarão da premiação na sede da GSK, no Rio de Janeiro, e o primeiro lugar ganhará ainda um Macbook, mentoria e participará de evento no Hospital Albert Einstein.