Adoção de hábitos saudáveis pode prevenir 36% dos casos de câncer, aponta estudo

Woman measuring her tummy and weight

A busca por uma saúde perfeita é considerado hoje um grande desejo das pessoas, até porque ninguém quer ficar doente. Mas muitas vezes não entendemos porque adoecemos, mas é fato que hábitos não saudáveis são um dos fatores desencadeadores de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras. E muitos nem sabem que são diabéticos ou que possuem pressão arterial alterada, prejudicando grandemente seu organismo pela ausência de cuidados.

Dados do Ministério da Saúde apontam que doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), como diabetes, hipertensão, obesidade, entre outras, são responsáveis por 72% das mortes no Brasil. Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que a adoção de hábitos saudáveis pode prevenir cerca de 36% dos casos de câncer e 27% das mortes por doenças cardiovasculares no país.

Segundo Vera Lucia Bejatto, CEO da Avatar da Saúde, a má alimentação, o sedentarismo e o estresse são os principais fatores que contribuem para o surgimento de doenças crônicas. “Hoje, vivemos em uma era em que quase não nos movimentamos, compramos lanches e alimentos não saudáveis por falta de tempo para cozinhar nosso próprio alimento e estamos cada vez mais expostos a relações tóxicas. Essa tríade é um ciclo nada virtuoso que passa muitas vezes despercebido pelas pessoas, ocasionando doenças”, explica.

Para reverter esse cenário, a Avatar da Saúde, healthtech que desenvolve soluções inovadoras para a gestão da saúde corporativa, oferece um aplicativo que auxilia as organizações a promoverem a prevenção e o cuidado com a saúde dos colaboradores, reduzindo a sinistralidade dos planos de saúde corporativos e os custos com saúde. Com uma abordagem baseada em sete pilares de saúde – alimentação, atividade física, sono, estresse, relacionamentos, saúde mental e propósito –, a plataforma utiliza a inteligência artificial para identificar fatores de risco de doenças e incentivar a adoção de hábitos saudáveis.

A plataforma da Avatar da Saúde oferece uma experiência personalizada para cada usuário, com orientações e missões para reverter, de forma simples e intuitiva, as atitudes nocivas à saúde e garantir mais qualidade de vida. “Nosso objetivo é educar os colaboradores das empresas sobre a importância da mudança de hábitos e estilo de vida e fornecer as ferramentas necessárias para que eles possam adotar práticas saudáveis em seu dia a dia. Acreditamos que a prevenção é o melhor caminho para a saúde e que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença”, destaca Bejatto.

O aplicativo  já é utilizado por diversas empresas, que têm obtido resultados significativos na redução da sinistralidade do plano médico. Um estudo de caso realizado com uma empresa do setor de tecnologia mostrou que, após a adoção do aplicativo, houve uma redução de XX% nos afastamentos por doenças e uma economia de R$ XX milhões em custos com saúde em um período de XX anos. “Os resultados comprovam que a mudança de hábitos e estilo de vida é um fator determinante para a saúde e o bem-estar dos colaboradores, além de trazer benefícios financeiros para as empresas”, ressalta Bejatto.

Related posts

Nova Tecnologia da Beth Health Tech foca no cuidado dos pacientes fora do hospital

Exemplos da Estônia e Dinamarca mostram o futuro da saúde integrada, afirma especialista

Mevo, healthtech que digitaliza receitas médicas, capta R$ 110 mi em Série B