Home Artigos Desabafar muda o cérebro e a vida

Desabafar muda o cérebro e a vida

por Redação
0 comentário

O cérebro humano é a estrutura mais complexa e mais perfeita que existe.  Nem a medicina, com todos os seus recursos, é capaz de entender 100% seu funcionamento. Sabemos que cada parte deste enigmático órgão tem uma função específica. Ao todo, os seres humanos possuem seis áreas-chaves: reserva cognitiva, atividade física, nutrição, sono, controle de emoções e relações sociais, as quais devemos dar atenção.

Uma boa alimentação, horas de descanso e a realização de atividades físicas são essenciais para a nossa saúde física, o mesmo vale para o nosso cérebro. Exercícios mentais como quebra-cabeças, os famosos sudokus e caças-palavras são importantes. Mas, ao meu ver, a melhor atividade é sair de casa, seja para caminhar, falar com um amigo, vizinho e até mesmo ir ao mercado comprar algo. O cérebro quando está exercitado ajuda na prevenção de doenças que afetam toda a estrutura psicológica como o Alzheimer e também traumas que possam desencadear a depressão.Com os dados atualizados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em 2016, tivemos mais de 75 mil pessoas foram afastadas do mercado de trabalho devido a doenças mentais

Um levantamento realizado pela revista inglesa BMC Medicine, mostra que dentre os 18 países analisados, o Brasil é o líder no ranking da depressão. Outro dado alarmante é que aproximadamente 121 milhões de indivíduos estão depressivos no Brasil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo 20% delas adolescentes entre 11 e 19 anos.

A manutenção da saúde mental do ser humano é importante e precisa ser feita diariamente. Existem diversas formas para manter sua mente saudável e a maioria delas é muito simples. A prática de desabafar ou conversar com alguém sobre seus problemas, ajuda a acalmar a mente em momentos de crise. Quando optamos por nos fechar, ocorrem desgastes mentais e emocionais que podem desencadear a depressão.

Com base na minha trajetória profissional, afirmo com toda certeza que agendar um bate-papo com um psicólogo é a melhor solução para ajudar as pessoas a decifrarem os enigmas da mente e solucionar anseios. Talvez por desconhecimento, más experiências ou por puro ceticismo, algumas pessoas resistem procurar ajuda profissional, o que ocasiona uma piora no quadro depressivo.

Com uma escuta empática, analítica e interpretativa do que é dito, um psicólogo sempre estará disposto a ajudar, sem nenhuma opinião formada sobre o assunto, empenhado a entender o que o outro tem a revelar e também em mostrar o melhor direcionamento. Procurar por um aconselhamento profissional, pode ser a chave para uma mudança de vida. Não deixe de experimentar!

Milene Rosenthal, psicóloga especializada em Terapia Cognitiva com certificações em Cybercounsellor pela Universidade de Toronto e co-fundadora da TelaVita, marketplace de saúde que conecta profissionais da psicologia a pacientes.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside