Laboratório de Análises Clínicas da Unimed de Dourados passa por transformação digital

Imagem gerada por IA - Adobe firefly

Apesar do aumento de volume de serviços prestados por uma instituição de saúde ser um indicativo positivo de confiança dos pacientes e de sucesso, muitas vezes esse crescimento também demanda alguns ajustes para que o nível de qualidade seja mantido mesmo com a alta demanda. Dentro desse contexto, investimentos em tecnologia para otimizar processos, reduzir erros e melhorar a gestão de recursos são essenciais e visam, entre outras coisas, garantir a continuidade e eficiência dos atendimentos. É o caso, por exemplo, do Laboratório de Análises Clínicas da Unimed de Dourados (MS).  Motivado por um crescimento exponencial de cerca de 80% de sua demanda, a instituição que, em 2023 realizou cerca de 27 mil atendimentos e mais de 331 mil procedimentos, adotou a plataforma tecnológica da Shift para automatizar e integrar os seus processos.

Segundo Danielly Dalmas Estigarribia, responsável técnica e líder da instituição, com o rápido crescimento de um negócio, os processos manuais começam a ficar cada vez mais difíceis de serem cumpridos se não houver mudanças que apoiem a equipe. Em centros de diagnósticos, por exemplo, sem a implementação de soluções tecnológicas, como sistemas automatizados e interfaces integradas, a instituição pode enfrentar dificuldades operacionais que comprometem a segurança e a satisfação dos pacientes.

A implementação da tecnologia desenvolvida pela empresa especializada em medicina diagnóstica e preventiva trouxe um sucesso notável.  A parceria não só resolveu desafios operacionais, mas também preparou o laboratório para um futuro de crescimento sustentável e inovação contínua. “Simplesmente não vejo mais a rotina do laboratório sem a Plataforma Shift. A rastreabilidade é muito grande, o que facilita todo o trabalho e traz segurança”, reforça.

O objetivo principal era criar uma interface com equipamentos e passar a entregar laudos on-line. No entanto, a automação proporcionou uma otimização significativa dos processos. Indicadores de qualidade mostram melhorias na recepção com o painel de senhas, facilitando o acompanhamento do tempo e da quantidade de atendimentos diários. Na área técnica, a geração de relatórios após a rotina evita que tarefas não sejam finalizadas, aprimorando a eficiência e a segurança dos processos.

Além disso, outro grande diferencial destacado pela líder foi a qualidade e nível técnico do time responsável pela implementação e complementa, “foi a segunda virada de sistema que participei no laboratório Unimed, e com certeza tivemos outro cenário com a Shift. Foi uma das nossas melhores escolhas. Digo com propriedade, toda virada de software tem seu preço, mas a recompensa agora é grande e a longo prazo, pois não pensamos em trocar nunca mais de sistemas.  Sem falar do suporte que é fenomenal, rápido e preciso”, finaliza.

De acordo com Alex Tonicioli, gerente de projetos da Shift, que conduziu o processo de implantação na Unimed Dourados, o principal objetivo do laboratório era aprimorar sua tecnologia para sustentar a expansão de seus negócios e esses resultados foram alcançados graças a um trabalho literalmente feito em equipe.

“Com a adoção das ferramentas Shift, conseguimos não apenas modernizar as operações, mas também criar uma base sólida para futuras expansões e melhorias. O trabalho em conjunto, a dedicação de todo time em entender as funcionalidades do novo sistema e o empenho em garantir que a transição fosse suave demonstraram o compromisso da Unimed Dourados em oferecer sempre o melhor para seus clientes. Estou orgulhoso de ter feito parte deste projeto, que, sem dúvida, terá um impacto positivo no crescimento e na qualidade dos serviços oferecidos pelo laboratório”, reforça.

Related posts

Ética Médica: Da formação acadêmica à prática clínica

Instituições tornam-se mais resilientes após ataques cibernéticos, aponta pesquisa

Nova Tecnologia da Beth Health Tech foca no cuidado dos pacientes fora do hospital