Benvo investe R$ 1,5 milhão em tecnologia que agenda exames e vacinas no WhatsApp

Outubro foi um mês revolucionário no campo da saúde. Isso porque a Benvo, healthtech brasileira voltada à transformação digital, anunciou o lançamento do primeiro marketplace nacional de saúde integrado ao WhatsApp, fruto de um investimento de R$ 1,5 milhão. Seja por texto ou por áudio, os usuários agora podem conversar com uma inteligência artificial (IA) humanizada para agendar exames e vacinas diretamente pelo app, recebendo cotações instantâneas de grandes laboratórios, comparações rápidas de preços e realizando o processo de agendamento em uma plataforma prática e de uso diário.

Disponível há dois meses mês, o chatbot acompanha uma onda de mudanças impulsionadas pela popularidade do WhatsApp no Brasil, utilizado por mais de 92% da população adulta, segundo o “Latin America Digital Report 2024”, da Atlantico. Inspirada pelas tendências de atendimento digital de outros setores, como a gestão do Nubank, a atendente de finanças Magie e o iFood no delivery, a startup decidiu revolucionar uma experiência similar de serviço, mas dessa vez, no campo da saúde.

Derick Bezerra, CEO e fundador da Benvo, explica que a proposta coloca o usuário como centro de uma ferramenta integrada e acessível. “Queremos trazer para a saúde o mesmo patamar de conveniência que o consumidor já possui em finanças, consumo e demais segmentos. Esse ainda é um mercado muito analógico, sempre atento a questões de segurança e privacidade. Porém, é preciso direcionar uma tecnologia que elimine as burocracias de atendimento e alivie as demandas ao mesmo tempo que prioriza o paciente. E, com nosso marketplace, finalmente é possível suprir o setor de forma clara e intuitiva para os usuários”, explica Bezerra.

Além de servir como a melhor amiga dos pacientes que já investiram horas no agendamento de consultas, a solução também traz vantagens para clínicas e médicos, que conseguem ampliar o volume de clientes e diminuir custos operacionais com a automação e digitalização das etapas. Outro ponto positivo vai para os laboratórios, que podem melhor direcionar os recursos, otimizando horários de agenda e reduzindo a demanda de ligações nas centrais de atendimento.

Fundada em 2020, a Benvo conta com o apoio da Green Rock, fundo de investimentos liderado pelos médicos Paulo Zoppi e Luís Salomão, que tem contribuído para a saúde digital no país. Com o desenvolvimento da healthtech, os investidores vislumbram o que pode ser uma transformação nos modelos tradicionais de comunicação com o paciente.

Com o novo marketplace, a expectativa da Benvo é alcançar um milhão de usuários até 2025, posicionando-se como pioneira no uso do WhatsApp para redefinir o acesso aos cuidados médicos. Segundo Bezerra, além do modelo conversacional já lançado, a startup também caminha para oferecer, em breve, um “cockpit de saúde” para os usuários. “Nossos próximos passos envolvem fornecer uma plataforma onde, além de agendar exames e vacinas, seja possível solicitar medicamentos, comparar convênios, gerenciar o histórico médico e até receber recomendações personalizadas de acordo com as necessidades de cada paciente. A saúde merece ser prática, tanto para os laboratórios quanto para os pacientes finais. Por isso, buscamos integrar todos os cuidados em um único ambiente, com praticidade e continuidade”, complementa o CEO.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários