Unimed capacita médicos cooperados e colaboradores em IA

Mauricio Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação

O Programa Unimed de Inteligência Artificial foi criado para acelerar a aplicação da IA nas 340 cooperativas e empresas que compõem o Sistema Unimed. A iniciativa busca estabelecer critérios de governança e padronização, garantindo ganhos em escala e alinhamento com o Plano Diretor de Tecnologia e Inovação (PDTI), que prioriza a convergência tecnológica. Com essa ação, a Unimed reforça seu compromisso de promover a capacitação profissional para ampliar o acesso das pessoas a novas tecnologias.

O programa da Unimed, apoiado pela Unimed Nacional e pela Seguros Unimed, oferece três abordagens principais: capacitação, governança e projetos. A capacitação, inclui um curso gratuito sobre IA e orientação para os 118 mil médicos cooperados e cerca de 150 mil colaboradores do Sistema Unimed. O curso, que conta com parceria da StartSe, aborda desde conceitos básicos de IA até o desenvolvimento de habilidades práticas, utilizando diversas ferramentas tecnológicas. Também são contempladas as aplicações práticas de IA, os desafios regulatórios e o impacto da tecnologia na gestão operacional e nos negócios, incluindo o potencial de IA generativa.

Líder no setor de saúde suplementar, com 20,5 milhões de beneficiários, a Unimed já vem aplicando IA em diversas áreas para otimizar a gestão interna e a assistência médica. “A IA tem aprimorado nossos serviços e simplificado processos nas cooperativas. Queremos capacitar médicos e colaboradores para proporcionar a melhor experiência aos nossos beneficiários”, destaca Mauricio Cerri, superintendente de Tecnologia e Inovação da Unimed do Brasil.

Além da capacitação, o programa irá estabelecer diretrizes de governança para o uso da IA, com grupos de trabalho dedicados a dados, tecnologia e arquitetura. O eixo de projetos criará ideias inovadoras e desenvolverá soluções para as cooperativas, permitindo que os participantes apliquem os conhecimentos adquiridos em iniciativas empreendedoras. “Nosso objetivo é preparar médicos e colaboradores para que sejam protagonistas no desenvolvimento de novas soluções para o futuro da saúde suplementar, criando um processo de governança e segurança que permita o desenvolvimento de iniciativas baseadas em IA de forma segura, mas mantendo a inovação”, afirma Mauricio.

A iniciativa conta com a mentoria da Deloitte, que possui um relacionamento duradouro com a Unimed, e que foi a consultoria escolhida para alavancar o programa de Inteligência Artificial do Sistema. “O programa é uma iniciativa visionária. A capacitação dos profissionais para o uso de IA é fundamental para superar a barreira da qualificação tecnológica, que muitas empresas enfrentam hoje. Ao investir em formação e governança, o programa não só melhora a eficiência das operações, mas também garante que a tecnologia seja aplicada de forma ética e inovadora. Acreditamos que esse apoio contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável do setor, beneficiando não apenas as cooperativas, mas, principalmente, aos milhares de pacientes que dependem dos serviços de saúde”, afirma Luis Joaquim, sócio-líder de Life Sciences & Health Care da Deloitte.

Related posts

Como a IA pode transformar o atendimento e a gestão na saúde

Vendas de medicamentos genéricos alcançam crescimento recorde no 3T de 2024

A integração de dispositivos médicos e interoperabilidade