Uma pesquisa inédita realizada pela Smilink, healthtech do setor odontológico, revelou que 66% dos entrevistados preferem utilizar alinhadores transparentes produzidos no Brasil. Participaram do levantamento um pouco mais de mil pessoas que já realizaram algum tratamento ortodôntico estético e que moram em estados da região Sudeste.
De acordo com Pablo Inones, COO da Smilink, o resultado reforça a credibilidade que as empresas nacionais alcançaram perante os consumidores. “O levantamento mostra claramente que os alinhadores desenvolvidos no país possuem um nível de confiança extremamente alto, enquanto somente 18% dos participantes revelaram que fazem questão de uma marca estrangeira. Isso, sem dúvida, é um enorme trunfo para as empresas brasileiras do setor”, explica.
Apesar de valorizar a fabricação nacional dos alinhadores, 57% dos entrevistados destacam a importância de as marcas usarem materiais importados na confecção dos produtos. “A partir dessa informação, podemos concluir que a utilização de componentes fabricados no exterior são relevantes para a percepção de qualidade dos brasileiros. Ou seja, é necessário que o produto seja fabricado aqui, mas ao mesmo tempo precisa contar com a tecnologia e os melhores itens disponíveis no mundo”, observa Inones.
Valor do tratamento
Além da questão sobre a produção dos alinhadores transparentes, o estudo constatou que 52,3% dos participantes priorizam economizar dinheiro ao adquirir o produto. “Com o número de opções de tratamentos ortodônticos estéticos crescendo no país, as pessoas devem continuar levando as melhores condições comerciais na hora de fechar negócio”, avalia Inones.
O levantamento também identificou que 82,7% dos entrevistados pesquisam muito antes de decidir contratar um tratamento via alinhadores transparentes. Além dessa consulta, a confiança na marca também foi apontada por 79% como um dos fatores decisivos para a escolha do produto.
Outro dado curioso do estudo revelou que 84,3% dos entrevistados ainda preferem contratar um tratamento via alinhadores transparentes diretamente com dentistas. Porém, como a questão era de múltiplas respostas, 24,7% também se sentem confortáveis em fechar negócios pelo celular, enquanto 21,6% optam pelo computador. “O número crescente de consumidores dispostos a contratar esse serviço pela internet é reflexo da transformação digital impulsionada pela pandemia. Sem dúvida, esse índice tende a crescer ainda mais nos próximos anos”, finaliza Inones.