Hospital Santa Paula atinge nível máximo de maturidade da HIMSS

O Hospital Santa Paula acaba de receber a Certificação Internacional da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 7, uma das associações internacionais de maior prestígio mundial no setor de saúde.

A instituição é a primeira da cidade a conquistar o nível máximo da EMRAM – Electronic Medical Record Adoption Model, se consolidando um hospital totalmente digital, ou seja, sem papel (paperless).

Para chegar ao último patamar da certificação, o hospital passou por oito níveis, em uma escala de 0 a 7. O processo teve início em 2014, e contou com o apoio do software de gestão hospitalar Tasy, da Philips.

Atualmente, há apenas cinco hospitais atestados no Brasil com o mais alto grau do programa, que comprova a qualidade da tecnologia da informação e dos mecanismos de segurança para fornecer cuidados clínico-assistenciais.

Alexandre Dias, gerente de Tecnologia da Informação do Hospital Santo Paula, explica que a certificação é resultado do esforço em manter a instituição sempre alinhada com o que há de mais inovador em produtos e serviços oferecidos aos seus pacientes. “A completa digitalização dos processos de cuidados à saúde permite ao gestor ver com maior clareza o processo de cuidado e entender a limitações e as dificuldades encontradas dentro de um hospital”, afirma.

Além disso, segundo ele, a adoção da Tecnologia da Informação em todos os processos torna o hospital mais seguro, além de melhorar o desempenho.  “A digitalização total permite a instituição de diversas ferramentas de segurança ao paciente, fazendo com que medicações, exames e procedimentos sejam melhores controlados e evitando eventos adversos”, ressalta.

A conquista dos níveis superiores do HIMSS também revela um grau de maior maturidade de uma instituição. “A capacidade de trabalhar com Analytics e tornar o hospital paperless garante maior integração entre as áreas assistências e administrativas. Futuramente, a coleta sistemática de informações pode ainda criar uma radiografia ampla de como o cuidado à saúde é feito e, com ferramentas de análise de big data, propor e testar protocolos, ferramentas e muito mais”, finaliza Dias.

Related posts

Philips escolhe AWS como provedora preferencial de nuvem para impulsionar inovação em saúde digital

Bayer leva ao Supremo dos EUA discussão sobre advertência de câncer em herbicida Roundup

Nova norma trabalhista responsabiliza empresas pela saúde mental dos funcionários