quinta-feira, março 28, 2024
Home News Microsoft investe em soluções de realidade mista no setor de saúde

Microsoft investe em soluções de realidade mista no setor de saúde

por Redação
0 comentário

A Microsoft apresentou na feira HIMSS norte-americana uma série de soluções de realidade mista para várias aplicações do setor de saúde.Em parceria com a CAE Healthcare, empresa de desenvolvimento de tecnologias baseadas em simulação, currículo e recursos que melhoram o desempenho clínico, apresentou o CAE VimedixAR, o primeiro simulador de ultrassom a integrar o HoloLens. Liberados dos limites de um ambiente bidimensional dentro de um monitor, os profissionais de saúde podem exibir, ampliar, virar e rotacionar peças anatômicas de aparência realista, ou mandá-las retornar ao corpo do manequim. Os usuários e aqueles que aprendem com esta tecnologia são capazes de testemunhar (em tempo real) o feixe de ultrassom cortando através da anatomia humana.

https://vimeo.com/201466785

Com o CAE LucinaAR, os aprendizes clínicos podem visualizar hologramas 3D de um feto à medida que desce o canal de parto e ganham uma visão sem precedentes da anatomia ao aprenderem a gerenciar a distócia de ombro (interrupção no parto vaginal ocasionada pela posição ou largura dos ombros). O CAE Lucina é um simulador de parto sem fio com fisiologia materno-fetal integrada e validada para treinamento em todos os estágios de parto e o cenário raro de emergência. Com cinco Experiências Clínicas Simuladas pré-configuradas (SCEs) e novos módulos de realidade mista em breve, Lucina permite que instrutores em universidades e hospitais integrem facilmente a simulação e a realidade aumentada em seus programas educacionais práticos.

Com a solução de treinamento processual Abiomed Impella, a CAE Healthcare está integrando o HoloLens em sua plataforma de treinamento baseada em simulação que permite aos médicos praticar e colocar, guiada por ultrassom, a menor bomba de coração do mundo. Sobrepondo o manequim, a sonda e os instrumentos de ultrassom, a estrutura da CAE HoloLens descreverá respostas fisiológicas e complicações potenciais para ajudar os clínicos a dominar e implantar rapidamente o dispositivo sem risco para os pacientes.

Adicionando ao seu simulador de física para o sistema de estimulação Transcatheter Medtronic Micra (TPS), o menor marcapasso menor do mundo, a CAE Healthcare entregou uma solução de treinamento de realidade mista para até 11 aprendizes simultâneos em sua plataforma Microsoft. Os alunos podem praticar enquanto visualizam hologramas interativos de um coração 3D, no qual o sistema de implantação do Micra está visível e conectado em tempo real.

Ferramentas de aprendizagem de realidade mista para profissionais de enfermagem

Este ano, na feira educacional Bett, em parceria com a Pearson,  mostrou soluções de treinamento de enfermeiras usando a realidade mista e o benefício de pacientes holográficos: HoloPatient.

A HoloPatient é uma ferramenta de aprendizagem de realidade mista para escolas de enfermagem, saúde e medicina, que fornecerá experiências de pacientes simuladas para mais alunos, a um custo mais gerenciável e com maior consistência do que nunca. Esta solução de imersão em 3D de ponta redefine o modo como os alunos interagem com seus mundos e entre eles – trazendo aprendizagem à vida com uma clareza surpreendente e respirando novas possibilidades para o ensino. Projetada e concebida em colaboração com educadores especializados em saúde e facilitadores de simulação de todo o mundo, a HoloPatient usa a tecnologia de Captura de Realidade Mista da Microsoft, permitindo que tutores e alunos se envolvam em uma variedade de atividades de aprendizado e avaliação anteriormente possíveis apenas ao usar atores ou encontrando pacientes reais vivos.

A HoloPatient conduz a consistência em toda a entrega de conteúdos e avaliações de aprendizagem, ao mesmo tempo que permite que as escolas de enfermagem e de medicina aumentem a sua oferta de ensino e treinamento de ponta com um dos casos de uso e ensino mais promissores e envolventes para a realidade mista tem atualmente disponível.

O aplicativo HoloPatient será lançado globalmente em abril de 2018, juntamente com uma versão de realidade virtual no final do ano. No final de junho de 2018, Pearson lançará quatro outras ferramentas de aprendizagem, incluindo Anatomia, Química (construção de moléculas em 3D), Matemática (Área e Volume de objetos 3D) e História.

SphereGen

A SphereGen está utilizando realidade mista para criar soluções inovadoras projetadas para aumentar a eficiência e revolucionar o processo de aprendizagem. A SphereGen colaborou com a St. George’s University para desenvolver o Learning Heart (Coração de Aprendizagem). O Learning Heart é um aplicativo HoloLens que auxilia os alunos a compreender os elementos do coração. Como ferramenta de estudo e de ensino, este aplicativo pode ser usado individualmente ou em colaboração por vários usuários do HoloLens. Os hologramas são totalmente tridimensionais e podem ser percorridos e visualizados a partir de qualquer posição e ângulo.

Já o DICOM Director é um pacote completo de produtos, projetado para permitir a comunicação e a colaboração entre diferentes radiologistas, médicos e práticas médicas. O backend desta solução permite aos radiologistas visualizar, transferir e compartilhar varreduras. Esta solução utiliza HoloLens como visualizador para exames radiológicos, como ressonâncias magnéticas, tomografias e vários outros. Radiologistas e médicos podem ver suas varreduras remotamente através do HoloLens e / ou um headset Windows Mixed Reality. A funcionalidade de visualização permite que o usuário veja a série de varreduras, uma visão ampliada da varredura selecionada (que eles podem percorrer) e a reconstrução do modelo 3D das varreduras.

Cirurgia ao vivo com HoloLens

A unidade de Paris do grupo de hospitais franceses AP-HP realizou uma cirurgia ao vivo no YouTube, assistida pela plataforma holográfica médica TeraRecon que alavanca o GPU e HoloLens no Azure. O cirurgião foi assistido pela TeraRecon e seus parceiros para desenvolver a solução completa de ponta a ponta do planejamento da cirurgia do paciente até a transmissão em tempo real dos dados reais da imagem da patente (tomografia computadorizada pré-operatória em 3D) com sua renderização de volume total na mais alta qualidade já vista, incluindo a segmentação da tomografia computadorizada. Esta cirurgia ao vivo utilizou a experiência de compartilhamento para compartilhar os mesmos dados do paciente em vários HoloLens com o mesmo espaço holográfico (sala de operação), além de compartilhar a visão HoloLens com o cirurgião remoto.

Visual3D

Com a missão de capacitar os médicos, Visual 3D Medical Science e Technology Development CO. LLC dedicam-se ao uso de inteligência artificial, computação em nuvem e realidade mista para aumentar a capacidade dos médicos. A título de pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia Visual3D pode promover a capacidade do médico de percepção e uso de informações médicas; melhorar as habilidades cooperativas remotas dos médicos em diferentes lugares para construir uma plataforma científica e tecnológica para terapia médica inteligente.

A Visual3D já realizou mais de 200 cirurgias de quadril, joelho e espinha na China usando HoloLens. Além de usar o HoloLens na sala de cirurgia, o Visual3D está usando o HoloLens para auxiliar os médicos na pré-cirurgia como uma ferramenta para resumir os pacientes em seus próximos procedimentos cirúrgicos, além de permitir aos médicos pré-visualizar e ensaiar o procedimento antes de entrar na sala de cirurgia.

Next Surgeries

A Digital Pages, empresa brasileira de gerenciamento do ciclo de vida de conteúdos digitais, desenvolveu uma aplicação interativa para o planejamento cirúrgico usando o Microsoft HoloLens. O aplicativo oferece aos estudantes, cirurgiões e profissionais de saúde uma nova perspectiva sobre modelagem e manipulação de objetos 3D físicos e virtuais. O Next Surgeries introduz o uso de projeções holográficas no planejamento cirúrgico, reduzindo o tempo total de cirurgias, a exposição do paciente e da equipe à radiação e risco de infecções, perda de sangue, etc. O aplicativo está disponível na plataforma de ensino digital RDP Learning integrada ao HoloLens, trazendo inovação e mais segurança para o setor de saúde.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário concorda com o armazenamento e tratamento dos seus dados por este website.

SAÚDE DIGITAL NEWS é um portal de conteúdo jornalísticos para quem quer saber mais sobre tendências, inovações e negócios do mundo da tecnologia aplicada à cadeia de saúde.

Artigos

Últimas notícias

© Copyright 2022 by TI Inside