Genômica avança no mercado brasileiro e contribui com a evolução de diagnóstico precoce e tratamento de doenças

Branded content- – O mercado de genômica está em grande ascensão mundialmente. Estimativa da consultorias internacionais como a Biospace indicam que  este mercado pode crescer quase cinco vezes até 2033. No Brasil não é diferente. Avanços recentes prometem acelerar o progresso da genômica, trazendo benefícios tangíveis para a saúde humana no país, como diagnósticos mais precisos e tratamentos personalizados.

Em 2020, o Programa Nacional de Genômica e Saúde de Precisão – Genomas Brasil foi criado para estabelecer as bases para o desenvolvimento da saúde de precisão no país. O projeto tem como objetivo coletar dados genômicos e clínicos para realizar a construção de um banco de dados voltado para a oncologia e a cardiologia. A iniciativa possibilitará o desenvolvimento de melhores estruturas de atenção personalizada, uma vez que poderão sustentar pesquisas a longo prazo, em concomitância com o desenvolvimento tecnológico.

O objetivo final do programa é contribuir para a descoberta de novas formas de tratamentos e acompanhamentos clínicos. Serão avaliados cerca de 100 mil brasileiros, de todas as regiões, entre grupos de pacientes com doenças raras e focos populacionais, haja vista a diversidade de características da população brasileira.

Outro projeto que merece destaque é o Genomas Raros, que pretende fazer o sequenciamento genômico completo de indivíduos com doenças raras, incluindo as síndromes de risco hereditário de câncer. Estima-se que há cerca de 7 mil tipos diferentes de doenças raras em todo mundo – a grande maioria por causas genéticas. São consideradas raras as doenças que afetam até 65 pessoas em cada grupo de 100 mil indivíduos.

Além destas iniciativas da saúde pública, diversos hospitais, laboratórios e universidades relevantes no país atuam com a tecnologia genômica – tanto para pesquisas quanto para apoio a diagnósticos e tratamentos. Portanto, para impulsionar ainda mais o progresso da genômica no Brasil e na América Latina, a MGI, empresa global que já participa do projeto Genomas Brasil, acaba de inaugurar o Centro de Experiência do Cliente (CEC) em São Paulo.

Tecnologia de ponta e capacitação

O Centro de Experiência do Cliente da MGI é um local para pesquisadores e especialistas aprimorarem o aprendizado e a experiência com a tecnologia genômica, aplicada em medicina de precisão, oncologia, agrigenômica (aplicação da genética na agricultura) e metagenômica (estudo da genética de comunidades microbianas), entre outros segmentos.

“Desta forma, reforçamos o nosso compromisso de promover cada vez mais o acesso à tecnologia genômica e fortalecemos a nossa presença no Brasil e na América Latina, onde atuamos desde 2019. A MGI é uma companhia global que se concentra em pesquisa, desenvolvimento, produção e vendas de equipamentos e produtos que apoiam as pesquisas em ciências da vida, agricultura, medicina de precisão e saúde em 100 países. Temos outros nove Centros de Experiência do Cliente em todo o mundo e o Brasil não poderia ficar de fora, dada a relevância da região”, afirma Carlos Carpio, Diretor Comercial Sênior da MGI LATAM e Gerente Geral da MGI Brasil.

Na América Latina, a companhia já estabeleceu parcerias com diversos clientes, como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil, Biogenar na Argentina, Gencell na Colômbia, Genos no México e Grupo TCL no Chile. “Nosso objetivo é contribuir ainda mais para o desenvolvimento científico dos países latino-americanos, reduzindo os custos de sequenciamento, ampliando as aplicações clínicas e tornando os diagnósticos e tratamentos mais acessíveis”, acrescenta Carpio.

O diretor comenta que à medida que aumenta a procura por testes de sequenciamento genético para o diagnóstico do câncer, entre outras doenças, os especialistas e pesquisadores precisam contar com laboratórios de apoio para melhorar as suas capacidades com soluções acessíveis, velocidade de processamento de amostras mais rápida e elevada qualidade de dados, que podem ser proporcionadas pela MGI.

O Centro de Experiência do Cliente da MGI no Brasil tem quatro áreas distintas: laboratório NGS (Next Generation Sequencing), laboratório de automação, laboratório BIT e laboratório de engenharia, com diversos equipamentos que representam a tecnologia de ponta no setor. “São tecnologias capazes de atender às demandas de projetos envolvendo grandes populações e os cenários de sequenciamento mais desafiadores”, conclui Carpio.

O CEC São Paulo está localizado na Avenida das Nações Unidas, 11633 – 15 andar – Brooklyn – São Paulo (SP). Maiores informações: MGI-BRASIL@MGI-TECH.COM. Para mais informações, visite o site da MGI ou conecte-se no TwitterLinkedIn ou YouTube.

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